Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reunião em Curitiba cria nova confederação de trabalhadores

Julio Cesar Lima - Folha do Paraná
22 nov 2000 às 17:46

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um grupo de 25 dirigentes sindicais ligado à Social Democracia Sindical (SDS) definiu, em Curitiba, a criação de uma Confederação Nacional de Trabalhadores na área dos transportes. Os sindicatos reunidos representam cerca de 4 milhões de trabalhadores desse setor e exigem do governo federal uma política nacional para os transportes. Um novo encontro nacional está prevista para o início do próximo ano.

O presidente estadual da SDS, Paulo Bastos, afirmou que essa nova confederação vai ocupar os espaços abertos pelas centrais tradicionais. "Muitos dirigentes passaram a ficar somente em Brasília e esqueceram de estar ao lado dos trabalhadores em suas bases", disse Bastos, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Eletroeletrônicas do Paraná (Seletroar).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Denilson Pires, presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), a reunião dos dirigentes também unificará as reivindicações da categoria. "A falta de segurança nos centros urbanos, nas estradas e até alguns problemas relacionados ao setor ferroviário poderão ser discutidos através desse fórum", afirmou Pires.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crescimento no mercado

Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025

Imagem de destaque
A partir de 17 de fevereiro

Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal

Imagem de destaque
Entenda

Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS

Imagem de destaque
Arremates de até R$ 1,8 milhão

Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial


Uma das formas de debate será a criação de uma secretaria de transportes ligada à SDS. "Hoje temos uma secretaria dirigida aos metalúrgicos. Há um projeto para os setores do comércio e da construção civil", disse Bastos.

Em Curitiba, o Sindimoc discute um reajuste salarial de 6,5%, além da mudança nos procedimentos relativos à fiscalização dos motoristas e cobradores. "A forma como é feita atualmente não dá chances de defesa para os profissionais", afirmou Pires. Ele disse que não há nenhuma relação do pedido de reajuste com alguma proposta de aumento das tarifas de ônibus.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo