O município de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, vai colher 200 toneladas de morango até o final do ano, 66% a mais do que no ano passado. A cidade quer formar, junto com São José dos Pinhais, um grande centro produtor e exportador de frutas.
Atualmente a área plantada de morango em Araucária é de dez hectares. Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento da cidade, João Batista Marinho, a meta para a próxima safra é triplicar a área de plantio do morango, o que poderá gerar R$ 600 mil. "É um valor bastante alto se for considerada a área utilizada", avaliou.
O aumento da produção no município ocorreu por iniciativa do governo municipal. Em abril deste ano, a prefeitura, em parceria com a Emater, distribuiu 30 mil mudas, importadas do Chile, para 30 pequenos produtores. "Eles receberam treinamento, desde o plantio até a classificação e embalagem", explicou Marinho. O investimento no programa foi de R$ 10 mil.
O programa da prefeitura agregou cerca de 40 toneladas à produção já existente no município, explicou Marinho. Segundo ele, o morango é vendido para Curitiba e outras cidades da região metropolitana. "Mas a intenção é aumentar a colheita para exportar frutas, junto com São José dos Pinhais, que tem um papel grande na fruticultura, especialmente o morango. Escolhemos essa fruta porque não requer muitos investimentos em área e o retorno é muito bom", afirmou. De acordo com ele, o uso de produtos químicos está sendo bastante controlado.
O produtor Pedro Surak disse que até agora não aplicou nenhum agrotóxico e que o controle de doenças está sendo feito com calda bordalesa (mistura de cal e cobre). Ele contou que já vendeu 80 quilos de morango, de R$ 2 a R$ 3 o quilo. A sua plantação é de 3 mil pés, com as variedades de xander e caramosa. Ele disse estar satisfeito porque o investimento feito por ele foi baixo.
Para incentivar a comercialização de morangos, a Emater e a prefeitura ofereceram cursos de aproveitamento da fruta para a comunidade. Terezinha Surak, mulher de Pedro, fez o curso, e pretende vender produtos à base de morango daqui a algum tempo. Também está sendo programada uma feira do morango na cidade para divulgar o produto.
Atualmente a área plantada de morango em Araucária é de dez hectares. Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento da cidade, João Batista Marinho, a meta para a próxima safra é triplicar a área de plantio do morango, o que poderá gerar R$ 600 mil. "É um valor bastante alto se for considerada a área utilizada", avaliou.
O aumento da produção no município ocorreu por iniciativa do governo municipal. Em abril deste ano, a prefeitura, em parceria com a Emater, distribuiu 30 mil mudas, importadas do Chile, para 30 pequenos produtores. "Eles receberam treinamento, desde o plantio até a classificação e embalagem", explicou Marinho. O investimento no programa foi de R$ 10 mil.
O programa da prefeitura agregou cerca de 40 toneladas à produção já existente no município, explicou Marinho. Segundo ele, o morango é vendido para Curitiba e outras cidades da região metropolitana. "Mas a intenção é aumentar a colheita para exportar frutas, junto com São José dos Pinhais, que tem um papel grande na fruticultura, especialmente o morango. Escolhemos essa fruta porque não requer muitos investimentos em área e o retorno é muito bom", afirmou. De acordo com ele, o uso de produtos químicos está sendo bastante controlado.
O produtor Pedro Surak disse que até agora não aplicou nenhum agrotóxico e que o controle de doenças está sendo feito com calda bordalesa (mistura de cal e cobre). Ele contou que já vendeu 80 quilos de morango, de R$ 2 a R$ 3 o quilo. A sua plantação é de 3 mil pés, com as variedades de xander e caramosa. Ele disse estar satisfeito porque o investimento feito por ele foi baixo.
Para incentivar a comercialização de morangos, a Emater e a prefeitura ofereceram cursos de aproveitamento da fruta para a comunidade. Terezinha Surak, mulher de Pedro, fez o curso, e pretende vender produtos à base de morango daqui a algum tempo. Também está sendo programada uma feira do morango na cidade para divulgar o produto.