Algumas cooperativas da região Oeste do Paraná, principalmente em Marechal Cândido Rondon (90 km ao oeste de Cascavel) e Palotina (96 km ao norte de Cascavel), já receberam mais de 50% da safra de soja prevista para este ano. Outros produtores com terras próximas à Cascavel começaram nos últimos dias a repassar a safra, mas nessa região o auge da colheita deverá ser apenas no final deste mês.
O diretor-presidente da Coopagril, Ricardo Silvio Chapla, afirma que mais de 70% da safra prevista, de 1,8 milhão de sacas, já foram colhidas e entregues pelos produtores. Ele acredita que até o dia 20 deste mês, toda a safra estará nos silos da cooperativa. A área de atuação da Coopagril sediada em Marechal Cândido Rondon é formada por oito municípios.
Chapla observa que a safra deste ano está nos mesmos patamares de rentabilidade do registrado no ano passado. A única diferença, segundo ele, foi a antecipação do tempo de plantio. Sua maior preocupação é a falta de chuvas nos últimos dias na região. ‘Se não chover pode comprometer a produtividade e a qualidade do soja’, revela.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
» Leia mais na Folha de Londrina deste sábado.