A Embrapa Soja, em Londrina, lançou hoje (15/08) duas variedades de soja - BRS 213 e BRS 216 - , que pretendem contribuir diretamente para o aumento do consumo humano desse alimento. Sem as enzimas que caracterizam o sabor da soja, as novas variedades potencializam o uso da soja pela indústria alimentícia que não terá mais gastos para desativar as enzimas para obter um produto final mais agradável ao paladar humano. O lançamento ocorreu durante a 23ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil, que acontece em Londrina de 14 a 16 de agosto.
'Essa pesquisa de melhoramento genético, por método tradicional, foi desenvolvida pela Embrapa nos últimos 10 anos e o produto deverá estar no mercado em um ano', informou a pesquisadora Mercedes C. Carrão Panizzi.
Mercedes salientou que o consumo de soja é a grande arma preventiva contra diversos tipos de câncer, como o de mama e de colo de útero, e doenças cardiovasculares. Entre as substâncias benéficas da soja para a saúde humana, a isoflavona é a grande vedete, que também ajuda a amenizar os sintomas de menopausa.
'O ideal é que cada pessoa ingira cerca de 50 mg de isoflavona por dia e isso pode ser adquirido em 100 gramas de tofu, um tipo de queijo de soja', explicou a pesquisadora que reforçou que o ideal é que as pessoas consumam alimentos à base de soja, e não somente o composto isolado em cápsulas manipuladas em laboratórios farmacêuticos.
* Leia mais em reportagem de Ana Paula Nascimento na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quinta-feira