Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Lecitina de soja

Empresa argentina pode se instalar em Campo Mourão

Caroline Vicentini - Folha News
08 abr 2005 às 10:23
Continua depois da publicidade

Campo Mourão, no Centro-Oeste do estado, pode receber uma indústria especializada na produção da lecitina de soja, um sobproduto do óleo de soja. Diretores da SG Lecitinas L.R.L, instalada na cidade de Córdoba, Argentina, estiveram nesta quinta-feira (07) na cidade.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

No mundo existem apenas três indústrias que produzem a lecitina pura em pó. Elas estão instaladas nos Estados Unidos, na Alemanha e na Argentina.

Continua depois da publicidade


A dificuldade em exportar um produto transgênico para o mercado europeu influenciou na decisão. ``Na Argentina, 99% da soja é trânsgenica e a Europa não consome esse produto. Por isso, começamos a ter problemas com os nossos maiores clientes, que estão no mercado europeu. Esse é um dos motivos por estarmos buscando alternativas no Brasil, e Campo Mourão é uma de nossas preferências``, explicou um dos sócios da empresa Argentina, Luiz Schwander.


A lecitina de soja está presente em uma infinidade de produtos nas áreas farmacêutica, química, de tintas, de cosméticos, de alimentos, entre muitas outras. Sua propriedade emulsionante possibilita, por exemplo, que o leite em pó e achocolatados se misturem aos líquidos (leite e água).


Ela pode ser encontrada também na forma líquida e recomendada no combate ao colesterol. A lecitina é componente obrigatório na fabricação de chocolates. Enfim, é um produto versátil resultante de processo de alta tecnologia e limpo, ou seja, sua fabricação não representa qualquer risco para o meio ambiente.

Continua depois da publicidade


O prefeito Nelson Tureck informou que a cidade possui várias vantagens para a empresa argentina se instalar, como boa infra-estrutura, entroncamento rodoviário e proximidade com o Mercosul, mão-de-obra e grande quantidade de soja não-transgênica (Coamo).

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Campo Mourão


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade