A proximidade do início da colheita da safra agrícola 2000/2001 aumenta a preocupação dos transportadores de cargas do Paraná com as condições das rodovias do Estado. A Folha revelou em reportagem que dos 11,8 mil quilômetros de estradas administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), cerca de 2,5 mil estão em situação inadequada de tráfego. Isso representa 21% do total da malha. Em todo o Estado existem apenas 2 mil quilômetros de rodovias pedagiadas, que estariam em boas condições de uso.
De acordo com empresários do setor de transportes, o problema pode se agravar nos próximos 30 dias, quando começa o transporte da safra agrícola do Paraná. "Se não houver uma operação tapa-buracos de emergência haverá dificuldades para escoamento dos produtos e prejuízos para toda a economia local", diz o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Setcepar), Rui Cichela.
Segundo ele, muitas transportadoras estão deixando de trabalhar no Paraná devido as condições das estradas. "Os empresários preferem cargas para outros Estados, o que aumenta o valor do frete e o custo dos produtos paranaenses", lembra.
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De acordo com Cichela, os governos abandonaram as rodovias nos últimos anos. "Eles podem ter feito isso para forçar as privatizações, mas o fato é que a medida acabou gerando prejuízos para toda a sociedade". No Brasil, 70% dos produtos são transportados por rodovias.