Pesquisar

Canais

Serviços

Lançamento oficial

Governo lança campanha de vacinação contra febre aftosa

Redação Bonde
30 abr 2005 às 16:29
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, lançou nesta sexta-feira em Guarapuava a primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa, que vai de 1.º a 20 de maio.

Continua depois da publicidade

O evento foi realizado no Campus da Unicentro, e contou com as presenças de prefeitos, vereadores, de representantes de sociedades rurais e de sindicatos rurais.


Orlando Pessuti enfatizou a importância da defesa agropecuária no Estado. Ele lembrou que as ações da Secretaria da Agricultura não se restringem apenas ao combate da febre aftosa, mas também de tantas outras doenças que não existem hoje no Paraná (como a newcastle, peste suína, brucelose) em função do trabalho desempenhado pelo Defis – Departamento de Defesa, Fiscalização e Sanidade Agropecuária.


O secretário salientou que o restante do rebanho paranaense deverá ser vacinado até o fim da campanha. "Precisamos imunizar 100% dos animais, e para isso contamos com o apoio das lideranças que integram os 161 Conselhos Intermunicipais e Municipais de Agropecuária. Somente com o esforço de todos será possível atingir os 10,3 milhões de bovídeos existentes no Estado", afirmou.


Ele lembrou que a vacina contra a febre aftosa é obrigatória e a multa por cabeça de gado não imunizada é de R$ 72,82.

Continua depois da publicidade


O Paraná completa agora em maio dez anos sem registrar ocorrência de febre aftosa em seus rebanhos. A ausência da doença permitiu que em maio de 2000 o Paraná fosse internacionalmente reconhecido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) como área livre de febre aftosa, com vacinação.

Fonte: Agência Estadual de Notícias


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade