Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Morre ex-secretário Paulo Carneiro

Redação - Folha do Paraná
13 fev 2001 às 19:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Morreu nesta terça-feira, em Curitiba, com 76 anos, o cafeicultor Paulo Ribeiro Carneiro. Ele foi vítima de um derrame há uma semana e não se recuperou. Ocupou vários cargos públicos, entre eles, o de secretário de Estado da Agricultura, entre 1975 e 1979, no governo Jaime Canet.

Em toda a vida pública iniciada no antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), destacou-se pela defesa da cafeicultura paranaense e nacional. Paulo Carneiro será enterrado nesta quarta, às 10 horas, no cemitério Parque Iguaçu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Paulo Carneiro ocupava a função de engenheiro agrônomo do IBC, quando iniciou sua vida pública. Ocupou o cargo de diretor do IBC e foi um dos responsáveis pela criação da rede de armazéns que o órgão tem hoje na região Norte do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pela primeira vez

IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno

Imagem de destaque
Tradição interrompida

Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho

Imagem de destaque
Redução de 40%

Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio


Na década de 60, período áureo da cafeicultura paranaense, foram produzidas cerca de 22 milhões de sacas de café, sem que o Estado tivesse qualquer estrutura de armazenagem. Na época, chegou a implantar mais de 40 armazéns no Estado, distribuídos entre a região Norte, Ponta Grossa, Curitiba e no porto de Paranaguá.


Além da cafeicultura, destacou-se pela gestão modernizante que imprimiu à pasta da Agricultura no governo estadual, quando se empenhou em trazer sementes de trigo do México para o Paraná. Ele importou sementes da variedade Anauac, na época a mais produtiva. Essa iniciativa rendeu ao Estado a condição de primeiro produtor de trigo no país, sendo que o Paraná chegou a produzir mais de três milhões de toneladas na safra 86/87. Também foi responsável pelo início do programa de microbacias hidrográficas.

Ainda no cargo de secretário, importou matrizes de bovinos do Canadá, o que estimulou a melhoria da pecuária leiteira no Estado. Foi líder dos produtores rurais, ocupando a presidência da Federação da Agricultura do Paraná por dois mandatos, entre 1985 e 1991. Mantinha duas fazendas com café, uma no município de Ibiporã e outra na região de Londrina. Recentemente vinha investindo em lavouras de café na fazenda da família, onde nasceu, no municípo de Rio Verde, sul de Minas Gerais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo