O Porto de Paranaguá está concluindo as obras de manutenção e remodelação do Corredor de Exportação. A intenção é preparar o porto para bater novo recorde nos embarques de soja da safra 2000/2001, com um acréscimo de 20% a 30% no volume de exportação. Até o dia 25 de dezembro de 2000 haviam sido embarcadas 4.640.281 toneladas de soja, um volume que superou em 30% a movimentação de 99, quando foram embarcadas 3.530.000 toneladas.
No dia 28 de janeiro deverão ser abertos todos os silos que vão abrigar a safra que começa a ser escoada a partir da segunda quinzena de fevereiro. Hoje, dos três berços que funcionam no Corredor de Exportação, um está em manutenção. Ao final das obras de reparo e correção, toda a parte elétrica, mecânica, revisão dos shiploaders, lubrificação e pintura estará concluída, acredita o diretor empresarial Lourenço Fregonese.
Além das reformas básicas, o porto concluiu o projeto de remodelação do Corredor de Exportação, que aumentou a produtividade do embarque de 6 mil toneladas por hora para 9 mil toneladas por hora. As obras foram realizadas em parceria com a iniciativa privada. Com isso, a capacidade de embarque que era de 40 mil toneladas por dia há dois anos atrás, este ano deverá atingir até 120 mil toneladas por dia.
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O aumento de produtividade é o responsável pela redução do período de espera dos navios que era de até 30 dias, para dois ou três dias, afirmou Fregonese. Entre as novidades da remodelação, Fregonese apontou a independência dos terminais que podem carregar simultâneamente as cargas de várias empresas e a instalação de um equipamento, os redlers (espécie de trator de esteira que carrega os grãos de soja até o silo). Além disso o processo de automação está pronto e deverá contribuir para agilizar os embarques.
O otimismo de Fregonese com a movimentação de soja este ano está relacionado com a movimentação nos embarques de soja, que ainda está ocorrendo. Ontem, em pleno período de entressafra, 12 navios estavam atracados embarcando soja em grão e farelo de soja. Enquanto isso, outros 12 estavam esperando ao largo para atracar e mais oito navios devem chegar nas próximas 24 horas. "Isso é uma demonstração de quanto aumentou os embarques de soja e farelo que fez do Porto de Paranaguá o maior do País em exportação do complexo soja", avaliou. Em função dessas mudanças, grandes empresas como Cargill, Ceval e Dreyffus estão triplicando as exportações de soja por Paranaguá, acrescentou.
Terminal de Fertilizantes
No próximo dia 6 de fevereiro será inaugurado no Porto de Paranaguá o terminal de fertilizantes da Fospar. Trata-se de um terminal privado que terá capacidade para receber entre 1,5 milhão e 2 milhões de toneladas de fertilizantes por ano. Com isso, as empresas misturadoras de fertilizantes que dependem da importação do insumo poderão planejar melhor a compra do produto e evitar o tumulto que ocorreu no ano passado, quando houve um estrangulamento no desembarque das importações.
O investimento no terminal da Fospar foi de R$ 40 milhões e recentemente ele foi adquirido pela Cargill. A infra-estrutura para recepção de fertilizantes tranqüiliza as empresas do setor, que este ano importaram cerca de 3,9 milhões de toneladas, o dobro da importação realizada no ano anterior. A tendência da demanda é crescer ainda mais nas próximas safras e o Porto de Paranaguá já está preparado para isso, garantiu Fregonese.