Os produtores de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, suspenderam o plantio de culturas de verão, como o tomate, abóbrinha, feijão, vagem, quiabo, pepino, pimentão, jiló, berinjela e milho verde. Mas as colheitas destes produtos seguem até o início do mês de maio.
Agora, é época de plantar alface, couve-flor, brócolis, couve chinesa, couve manteiga e cheiro verde. "Os agricultores vão investir nas culturas de inverno agora. Mas a área plantada diminui bastante", conta o engenheiro agrônomo Izaias Jairo Castoldi, responsável pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (Emater) de Colombo.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
A colheita da uva e do pêssego já foi encerrada. Agora, apenas no início da primavera é que a fruta poderá ser novamente retirada das videiras. "A videira entra em estado de dormência durante o outono. Ela só acorda, volta a produzir, quando terminar o inverno", esclarece.
Já a colheita do caqui inicia agora e vai até o mês de abril. "Continuamos produzindo. Apenas mudamos as variedades", salienta. A ervilha, típica do inverno, começa a ser plantada durante o mês de março.
O gerente regional da Região Metropolitana de Curitiba pela Emater, Sérgio Auffinger, salientou que os municípios são ricos em olericultura (frutas, verduras e hortaliças). No inverno, os produtores investem mais na produção de folhosas. Já no interior do Estado, é época propícia para a colheita da soja e do milho.
No site da Central de Abastecimento (Ceasa) na Internet, são apontados como produtos de grande oferta em Curitiba no período do outono o almeirão, alface, agrião, repolho, rúcula, abóbora seca, chuchu, pimentão, caqui, maça e maracujá. Tem pouca oferta neste período produtos como a couve-flor, couve-rabana, escarola, espinafre, acerola, jabuticaba e morango.
Em Foz do Iguaçu, tem boa oferta o inhame/taiá e batata prata; em compensação, tem pouca oferta de couve-manteiga, espinafre e morango.
Em Maringá, a Ceasa prevê boa oferta de pimenta, pimentão, caqui, cheiro verde, berinjela e jiló durante o outono; vagem, jaca, manga, tangerina marcot, limão e nectarina terão pouca oferta.