Subiu para 20,67 milhões de toneladas a estimativa de colheita de grãos feita pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) para esta safra de verão no Paraná, que deverá ser 35% maior que a anterior. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), que realiza o acompanhamento, por causa das condições climáticas favoráveis e da tecnologia empregada, as culturas do milho e da soja tendem a registrar recordes de produção e produtividade.
O milho normal continua sendo o maior responsável pelos resultados esperados para o período. De 1,84 milhão de hectares de área plantada deverão resultar 8,96 milhões de toneladas de grão, 52% a mais que na safra passada. A produtividade deverá ficar em 4,8 toneladas por hectare. Na safra anterior, o rendimento foi de 4,5 toneladas.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Nos 2,76 milhões de hectares cultivados com soja, deverão sair 8 milhões de toneladas do produto, resultado 12% maior que o verificado no período anterior e que deve garantir novamente a segunda posição nacional no ranking dos Estados que mais se destacam na atividade, atrás do Mato Grosso. A produtividade esperada é de 2,9 toneladas por hectare, contra 2,8 toneladas da safra passada.
* Leia mais na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado