Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ranking

Paraná é o segundo maior produtor agrícola do País

Agência Brasil
16 out 2009 às 15:11
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O estado de São Paulo liderou a distribuição dos valores da produção agrícola em 2008, com 15,6% de participação, de acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal – Cereais, Leguminosas e Oleaginosas, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar desse destaque, o documento ressalta que no ano passado houve maior equilíbrio na distribuição nacional, porque outros estados foram impulsionados pelos bons preços da soja, do milho, feijão e arroz, em detrimento dos preços da cana-de-açúcar e da laranja, principais produtos da safra paulista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


São Paulo também liderou a produção de amendoim (76,2%), caqui (50,9%), limão (77,8%) e tangerina (39,0%).

Leia mais:

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio

Imagem de destaque
Feira

Após 2 anos, Expoingá é retomada com expectativa de bons negócios

Imagem de destaque
Agricultura

Paraná já conta com 59 feiras de orgânicos e agroecológicos

Financiamento

Paraná terá até R$ 13,6 bilhões do Banco do Brasil para a safra 2017-2018


Em seguida, está o Paraná, que responde por 14,8% do valor da produção agrícola brasileira em 2008. As principais culturas verificadas no estado foram as de milho (26,5%), feijão (22,3%) e trigo (50,9%). O estado aparece ainda como o segundo maior produtor de soja (19,9%), atrás apenas de Mato Grosso, responsável por 29,1% da produção nacional do grão e por 13,2% da produção de milho.


Entre os municípios, o levantamento destaca que Sorriso, em Mato Grosso, obteve o maior valor de produção no ano passado, com um aumento de 63,4% em relação aos dados de 2007. Principal responsável pela produção de milho e soja no país, a cidade ultrapassou o município baiano de São Desidério, que é o maior produtor de algodão herbáceo e teve um acréscimo no valor da produção de 29,5% em comparação com o resultado de 2007.

Outros municípios que tiveram bom desempenho foram Cristalina, em Goiás, com aumento de 54,0% no valor da produção; Unaí, em Minas Gerais, com incremento de 75,9%; e Petrolina, em Pernambuco, com elevação de 36,9%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade