Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paranaguá prevê crescimento de 30% no embarqie de soja

Redação - Bonde
19 mar 2002 às 15:24

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O diretor empresarial do Porto de Paranaguá, Lourenço Fregonese, prevê para este ano um volume de movimentação de até 6,5 milhões de toneladas de soja. Isso significa um crescimento de 30% em relação às 5 milhões de toneladas embarcadas no ano passado.

O porto já começou a receber a safra de grãos. Cerca de 1 milhão de toneladas de milho já foram embarcadas para o mercado externo. O volume de mercadorias deve manter-se crescente nas próximas semanas, até atingir seu pico nos meses de abril e maio, com a intensificação dos embarques de soja e farelo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com as estimativas do Porto de Paranaguá, o embarque de açúcar é que mais vai crescer neste ano. O volume de transporte deve subir de 1,5 milhão de toneladas registradas em 2001 para 2,5 milhões de toneladas neste ano, um salto de 60%. "Os acréscimos previstos para os demais produtos compensarão a queda das exportações de milho", afirma Fregonese.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pela primeira vez

IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno

Imagem de destaque
Tradição interrompida

Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho

Imagem de destaque
Redução de 40%

Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio


"Acredito que entre o final de abril e o começo de maio, o porto estará operando com sua capacidade máxima", afirmou o diretor comercial do terminal paranaense. "Para isso, todos os terminais receberam obras de infra-estrutura e equipamentos, como aumento das moegas e troca dos telhados dos armazéns horizontais e verticais", explicou.

Publicidade


A exportação de milho deve ser menor neste ano, em comparação a do ano passado, quando o Paraná enviou para o exterior cerca de 4,5 milhões de toneladas, o maior volume da história.


Nesta segunda-feira, a fila de caminhões transportando mercadorias chegou a 20 quilômetros na rodovia BR-277. Segundo Fregonese, o primeiro dia útil da semana é considerado atípico, já que neste período os terminais de embarque não trabalham domingo à noite. Com a intensificação das exportações as operações de embarque passam a ser diuturnas, com poucas paradas para manutenção dos equipamentos. O Porto de Paranaguá atende, atualmente, 1.400 caminhões e 700 vagões por dia.

Além das 1 milhão de toneladas de milho, o Porto de Paranaguá já movimentou neste ano cerca de 600 mil toneladas de soja e 900 mil toneladas de farelo. No ano passado, os embarques de grãos responderam por 16 milhões do total de 28,8 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas pelo terminal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo