A Vigilância Sanitária está coletando frutas, legumes e verduras em supermercados de Curitiba para analisar os resíduos de agrotóxicos presentes nestes produtos. A coleta é feita toda terça-feira e os produtos são enviados para os laboratórios. Esse procedimento faz parte do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóximos em Alimentos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ainda não há um resultado oficial sobre as análises. O diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde do Paraná, Paulo Guerra, adianta que os maiores volumes de resíduos encontrados nos produtos coletados no Paraná estão no tomate, uva, morango e pimentão.
Apesar disso, os produtos ainda estão dentro dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, afirma Guerra. De acordo com o técnico, o consumidor é que deve ser alertado e exigir cada vez mais produtos com menos resíduos de agrotóxicos, mesmo que os teores encontrados estejam adequados aos padrões estabelecidos pelo governo federal. "Apesar de permitidos, não significa que não faz mal a saúde".
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
A Anvisa está coordenando o programa em Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Os produtos são enviados para análise para os laboratórios Adolfo Lutz (SP), Instituto Otávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias (MG) e pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco (PE). O programa nacional adotou como modelo o programa de análises de resíduos de agrotóxicos já realizado no Paraná há sete anos.