Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Direitos

Saiba quando ir à Justiça para ganhar a aposentadoria do INSS

Clayton Castelani e Laisa Dall'Agnon - Folhapress
25 ago 2020 às 10:07
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A demora na liberação dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) acaba deixando muitos segurados sem a renda previdenciária.


O órgão tem entre 45 e 60 dias para analisar pedidos e responder aos segurados. Na prática, no entanto, há muitas solicitações que ficam sem resposta por vários meses. Um caminho, uma vez extrapolado o prazo do INSS, pode ser recorrer à Justiça Federal para obter um parecer do órgão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesse caso, o recurso utilizado para destravar o processo será o mandado de segurança previdenciário. Para isso, é imprescindível a atuação de um advogado, pois só o profissional conseguirá fazer o pedido à Justiça. Não é possível pedir o mandado diretamente ao Juizado Especial Federal, por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Muito caro

Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados

Imagem de destaque
Dá tempo!

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 56 milhões neste sábado

Imagem de destaque
Galpão na Fazendinha

Com alimentos saudáveis e sem conservantes, agricultores familiares marcam presença na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Confira o calendário

Abono do PIS/Pasep será pago nesta segunda para nascidos em março e abril


Após a atuação do advogado, o juiz irá avaliar o pedido e decidir se manda o INSS concluir a análise do benefício. Caso o mandado seja concedido, o atendimento ao pedido do segurado deve ser imediato.

Publicidade


Em alguns casos, inclusive, as decisões provisórias obrigando o INSS a fazer a análise são emitidas em poucos dias. Isso ocorre porque, para não ser penalizado, o INSS é forçado a resolver o caso rapidamente.


O órgão alerta que a prestação de informações incorretas ou desencontradas pelo segurado acaba atrasando a análise e a concessão do benefício.


O mesmo acontece quando há falta de documentação apresentada. Antes de recorrer à Justiça, é aconselhável verificar pelo 135 se não há algum cumprimento de exigência pendente.

Com as agências fechadas devido à pandemia do coronavírus, o INSS criou o serviço de 'Exigência Expressa'. Nele, o segurado agenda data e horário para depositar em uma urna as cópias de documentos exigidos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade