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Secretaria Nacional do Consumidor cobra explicações da 123Milhas sobre viagens canceladas

Redação Bonde com Agência Brasil
21 ago 2023 às 13:11

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- Pixabay
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A agência de viagens 123Milhas vai precisar explicar à Senacon (secretaria Nacional do Consumidor) as razões que a levaram a cancelar pacotes de viagem e a emissão de passagens para embarque previsto entre setembro e dezembro.


O caso já está sendo acompanhado pelo Ministério do Turismo que, no sábado (19), publicou que acionaria a Senacon para avaliar a conduta da 123Milhas.

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Por meio da conta no Twitter, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, informou, nesta segunda-feira (21), que vai notificar a empresa para que dê explicações acerca do cancelamento de pacotes flexíveis de viagem.

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“Caso sejam identificadas irregularidades no ressarcimento aos consumidores, abriremos processo administrativo que poderá resultar em sanções à empresa”, tuitou o secretário.

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“A empresa não pode, por exemplo, oferecer apenas a opção de voucher para ressarcir os clientes, que têm o direito de optar pelo ressarcimento em dinheiro. Consumidores que se sintam lesados podem encaminhar reclamação através do site.


Em nota, o Ministério da Justiça lembra que a modalidade de venda de passagens - por meio de transferência de milhas - precisa atender previsão do Código de Defesa do Consumidor.

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“A cláusula contratual que permita cancelamento de forma unilateral é considerada abusiva e consequentemente nula. O reembolso deve garantir que os consumidores não tenham prejuízo e a opção por voucher não pode ser impositiva, tampouco exclusiva. A devolução deve atender os valores pagos com eventuais correções monetárias”, pontua a nota do Ministério da Justiça ao enfatizar que a empresa deve informar de forma clara a modalidade de reembolso.


Resposta

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As manifestações do secretário e do Ministério da Justiça respondem ao comunicado divulgado pela empresa na sexta-feira (18), quando informou que suspendeu a emissão de passagens para embarque previsto de setembro a dezembro de 2023.


Na sequência, a 123Milhas afirma que os valores já pagos pelos clientes serão devolvidos em vouchers para compra na plataforma da empresa. Os cancelamentos, segundo a agência de turismo, teriam ocorrido por "motivos alheios a sua vontade".


“Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto”, diz a plataforma da empresa.


Também por nota, o Ministério do Turismo disse que acompanhará o avanço das investigações e que manterá os consumidores informados.


Imagem
Ministério do Turismo solicita investigação sobre 123 Milhas
O Ministério do Turismo divulgou no sábado (19) que acionou a Senacon (secretaria Nacional do Consumidor) para avaliar a conduta da agência 123 Milhas.
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