Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Secretário confirma que pedágio vai subir 10% no Paraná

Israel Reinstein - Folha do Paraná
20 nov 2001 às 20:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!

O reajuste do pedágio deve ser em média de 10%. O secretário de Transportes, Nelson Justus, declarou à Folha que o aumento vai acompanhar os índices inflacionários, como o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cujo o acumulado de outubro ficou em 9,95%. "Não há muito que especular. É um reajuste contratual, que vai ficar em cima dos índices inflacionários fixados em contrato", reforçou.

Justus disse que o aumento não será linear nos 26 postos de pedágio, instalados no Anel de Integração. Com isso, o reajuste pode ser maior ou menor que a média, ficando dentro dos 9% e 12%, índices já anunciados há dez dias pelo jornal. No entanto, os parâmetros exatos do aumento da tarifa só devem ser anunciados pelo secretário a três dias da mudança da tarifa, previsto para o dia 1º de dezembro.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Justus disse que o governo não vai descumprir o que estabelece o acordo com as concessionárias. Mas acrescentou que a secretaria pode alterar o cronograma de obras. "A secretaria pode sempre mudar o cronograma de acordo com a necessidade dos ususários", disse.


O secretário não descarta a possibilidade de postergar duplicações e antecipar restaurações nas pistas. Mas essas modificações, declarou Justus, vão obedecer solicitações feitas pela Comissão Tripartide, que reúne membros do governo, concessionárias e algumas entidades civis.


Quanto às críticas que vem recebendo da Comissão de Obras da Assembléia Legslativa, o secretário acredita que o presidente da comissão, o deputado Edson Strapasson (PMDB) estaria desinformado. Strapasson denuncia que os valores das obras fixados em contratos estão superfaturados.


Justus disse que não são as concessionárias que realizam as obras nas rodovias. Todo trabalho de conservação seria terceirizado e seguiria o que rege o mercado. Além disso, o secretário vê conotações política nas críticas de Strapasson. "Não se pode esperar que em véspera de ano eleitoral, um deputado de oposição elogie o pedágio", ironizou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Nesta terça-feira, foi adiada a reunião do secretário com os deputados estaduais que integram a Comissão de Obras da Assembléia, programada para quarta-feira. Agora, os parlamentares vão se encontrar com Justus na próxima terça-feira, provavelmente às 10 horas. Eles querem que o governo entregue todos os documentos referentes à concessão das estradas estaduais do Anel de Integração.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas