O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia na tarde desta terça-feira (13) reunião de dois dias que, entre outros assuntos, define a taxa básica de juros (Selic).
A expectativa dos analistas de mercado é da Selic que está em 19,75% ao ano desde maio último. De acordo com o Boletim Focus, divulgado ontem pelo BC, quase todos os analistas apostam que a taxa de juros cairá para 19,50%, embora o coordenador de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, assegure que "o corte pode ser mais profundo, uma vez que a inflação está sob controle".
Na primeira fase da reunião, o presidente e diretores do Banco Central, que compõem o colegiado do Copom, assistem a exposições técnicas dos chefes de departamento e do gerente-executivo de Relacionamento com Investidores. Eles apresentam análises da conjuntura interna; em especial quanto ao controle inflacionário, finanças públicas, balanço de pagamentos, reservas, mercado de câmbio e agregados monetários.
Leia mais:
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
A decisão sobre a taxa básica de juros só será anunciada no final da tarde desta quarta-feira (14), depois da segunda fase da reunião. Etapa da qual participam apenas a diretoria do BC, com direito a voto, e o chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), sem voto.
Informações da ABr