O governo do Paraná vai baixar os juros cobrados pelos bancos que oferecem crédito, com desconto em folha, aos servidores públicos estaduais. De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, a resolução 6.559/2005 da Secretaria da Administração e da Previdência determina que as instituições financeiras só poderão conceder novos empréstimos a taxas de, no máximo 2,5% ao mês. A resolução entra em vigor no próximo dia 20.
É a segunda vez que a atual gestão obriga os bancos, autorizados a fornecerem crédito com consignação em folha, a reduzirem os juros. Em outubro de 2003, uma outra resolução (número 2.458) limitou as taxas em 3,2% por mês. Na época, os bancos cobravam até 5% mensais.
Não poderão ser cobradas taxas de abertura de crédito, de administração ou qualquer outra se, no final das contas, o índice superar 2,5%. Agregar ao empréstimo produtos como seguro de vida continua vetado.
Leia mais:
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Bancos vão ao STF contra juros do consignado do INSS
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
As instituições financeiras que não cumprirem as determinações terão cancelado o cadastro com o governo do Estado, registro esse que permite ao banco conceder crédito ao funcionalismo com desconto da prestação no contracheque do servidor.