O setor de máquinas e equipamentos teve alta de 1,5% no faturamento de fevereiro em comparação ao mesmo período de 2019, segundo balanço divulgado hoje (31) pela Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). As receitas ficaram em R$ 10 bilhões no mês de fevereiro. No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, os fabricantes de bens de capital registram queda de 0,8%.
As exportações também registraram alta em fevereiro, crescendo 8,8% em comparação ao mesmo mês do ano passado, totalizando US$ 754,87 milhões. No acumulado do primeiro bimestre de 2020, com a retração de 26,6% nas vendas para o exterior observada em janeiro, o setor ainda tem queda de 9,6% nas exportações.
Puxaram a alta das vendas para o exterior os segmentos de fabricantes de máquinas para indústria de transformação e de máquinas para agricultura, ambos com crescimento de 18% no primeiro bimestre do ano.
Leia mais:
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
A expectativa da Abimaq é que as receitas das exportações continuem em expansão nos próximos meses devido às entregas de pedidos já feitos. A associação avalia que com os efeitos do coronavírus na economia mundial novos pedidos devem ser adiados, impactando negativamente as exportações a partir de maio.
Com 306 mil trabalhadores, o setor de máquinas e equipamentos registrou alta de 0,2% no nível de emprego de fevereiro em comparação com o mesmo mês de 2019.