Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução/Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Conscientização

Abinee lança projeto para descarte de aparelhos eletrônicos

Agência Estado
05 jun 2017 às 17:17
Continua depois da publicidade

A empresa Green Eletron, criada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) para gerir a logística reversa de eletroeletrônicos, lançou nesta segunda-feira, 5, em São Paulo, um piloto para o descarte desse tipo de aparelho. Em comemoração à semana do meio ambiente, foi instalado um coletor no prédio da Fiesp, na Avenida Paulista. O projeto foi batizado de "Descarte Green".

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Também foi instalado um coletor no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e em outras cidades como Vinhedo, Cotia e Votorantim. Na primeira fase do projeto serão 16 (dezesseis) pontos fixos, além de campanhas em parcerias com eventos ligados ao tema.

Continua depois da publicidade


Com 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano, o Brasil é o país que mais gera este tipo de resíduo na América Latina, ocupando a 7ª colocação no mundo, junto com a França.


A expectativa é de que o projeto forneça subsídios para a assinatura do Acordo Setorial Federal para implantação de um sistema de logística reversa de eletroeletrônicos, sobretudo celulares, tablets, notebooks e impressoras, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. "Com a nossa iniciativa, poderemos avaliar os custos envolvidos no processo e a complexidade operacional e fiscal", afirma o diretor de sustentabilidade da Abinee, João Carlos Redondo. Ele prevê que o documento seja assinado ainda este ano.

Continua depois da publicidade

Já fazem parte da Green Eletron as empresas Apple, Asus, Dell, Embraco, Epson, Flextronics, HP, Lenovo, Microsoft, Motorola, Positivo e Samsung. Mais detalhes sobre a proposta e pontos de coleta podem ser consultados no site: www.greeneletron.org.br/descartegreen.


Continue lendo