Uma das primeiras redes sociais a fazer sucesso no Brasil (antes mesmo do Orkut), já começa a se despedir de todos. O Fotolog saiu do ar e teve muitos conteúdos dos usuários removidos. Em várias páginas, as fotos aparecem corrompidas. Para muitos, isso significa um alívio, para outros, representa uma perda, afinal, muitas pessoas acabaram deixando suas contas na rede ativas para guardar uma espécie de "museu dos anos 2000".
A rede, que chegou a ser um dos 20 sites mais acessados do mundo, está com uma mensagem de aviso em sua página que diz:
"Caros membros, os informamos que o Fotolog estará inacessível de forma permanente nas próximas semanas. O objetivo dessa comunicação é que vocês poderão recuperar todos seus dados e informações o quanto antes e em qualquer caso antes do dia 20 de fevereiro de 2016. Esperamos que possam continuar com seus blogs e compartilhar suas fotos em outras plataformas. Por favor, compartilhem esta informação com os demais membros da comunidade."
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Se você foi adolescente dos anos 2000 sabe bem como era uma luta conseguir uma conta no famoso Fotolog. Tudo isso para poder postar apenas uma foto por dia e ainda compartilhar informações e comentários com seus amigos.
O Fotolog marcou uma época na qual não era tão simples compartilhar fotos. Não eram todos celulares que tinham câmeras e muitas pessoas não tinham câmeras digitais para poder tirar as fotos e depois baixar no computador para que fosse possível compartilhar no Fotolog. Embora as imagens não estivessem em alta resolução, o processo de baixar as fotos na rede social era bem demorado.
Atualmente, as coisas mudaram (e muito!) no mundo virtual. No entanto, no Twitter, a queda do Fotolog gerou comoção entre os usuários de toda a América Latina, onde a rede social era mais popular entre os jovens.
Muitas outras redes que fizeram sucesso nos anos 2000 também já se despediram. MSN e Orkut são outros exemplos que bombaram entre os jovens e saíram do ar, após as novas redes chegarem ao mundo com novas funções e tecnologias.