A Apple está alertando seus usuários de iPhone e iPad sobre uma propaganda enganosa na web que poderia deixar os aparelhos inutilizáveis permanentemente.
De acordo com a maior empresa de tecnologia, uma mensagem que está circulando nas redes sociais diz que alterar a data dos aparelhos para o dia 1 de janeiro de 1970 permitiria desbloquear um visual retrô, o que, na verdade, não ocorre.
Essa mudança poderia deixar o celular permanentemente estático após ser religado. O bug afeta iPad Air, Mini 2 e iPhones a partir da versão 5s.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
A falha foi descoberta na semana passada, quando uma propaganda falsa circulou nas redes sociais incentivando as pessoas a mudarem a data em iPhones 5s e em versões posteriores.
De acordo com a Apple, qualquer dispositivo iOS com um processador de 64 bits pode ser afetado pelo problema.
Sendo assim, a falha abrange iPhones 5s, 6, 6 Plus, 6s e 6s Plus, além do iPad Air 2, iPad Mini 3 e 4, e a sexta geração do iPod Touch.
Solução
A Apple confirmou a falha em seu site, e disse que o problema seria solucionado em uma próxima atualização de seu sistema operacional, o iOS.
Para muitos usuários que acreditaram na propaganda, no entanto, a única solução foi a troca do aparelho. Restaurar o dispositivo pelo iTunes, a loja virtual da Apple, também não funciona.
Alguns usuários relatam ter conseguido solucionar o problema ao remover a bateria, mas retirá-la pode danificar o dispositivo e anular a garantia.
(com informações do site BBC)