A Apple abriu um processo contra a Samsung Electronics, alegando que a linha Galaxy de celulares e tablets da companhia rival copia "escancaradamente" os iPhones e iPads, num novo sinal das crescentes tensões de propriedade intelectual no mercado de dispositivos móveis, reportou o Wall Street Journal.
A ação da Apple, aberta na sexta-feira numa Corte Distrital do Norte da Califórnia, nos EUA, alega que a Samsung copiou a aparência, design, embalagem e interface de usuário de seus produtos, violando suas patentes e marcas.
"Ao invés de inovar e desenvolver sua própria tecnologia e um estilo único Samsung para seus produtos smartphones e computadores tablets, a Samsung escolheu copiar", afirmou a Apple no processo. A ação mostra comparações entre o iPhone modelo 3GS, da Apple, lançado em junho de 2009, e o Galaxy S i9000, anunciado pela Samsung em março de 2010.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
A Apple também mostrou fotos e imagens que apontaram semelhanças nas embalagens e ícones para aplicativos, como música, telefone, mensagens de texto e contatos, das duas empresas.
"Esse tipo de cópia descarada está errado", afirmou a porta-voz da Apple, Kristin Huguet, num comunicado. Já um porta-voz da Samsung disse que a companhia responderá "efetivamente" à ação judicial. "O desenvolvimento da Samsung de tecnologias importantes e o fortalecimento de nosso portfólio de propriedade intelectual são essenciais para a continuidade do nosso ", destacou. As informações são da Dow Jones.