Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Análise

Avanço da internet trouxe explosão de crimes virtuais

Redação Bonde
31 jan 2011 às 12:32
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao longo dos últimos dez anos, o uso da internet cresceu exponencialmente, passando de 361 milhões de usuários em 2000 para cerca de dois bilhões em 2010, de acordo com o InternetWorldStats.com.

Com uma nova explosão de sites de comércio eletrônico e de oportunidades de incrementar a receita, a web tornou-se um território fértil de dinheiro e informação, algo que chamou a atenção dos hackers.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O cibercrime é uma das indústrias de crescimento mais rápido e lucrativas do nosso tempo", afirma o diretor de pesquisa de segurança da McAfee Labs, Dave Marcus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Visão computacional

Criticada por comportamento perigoso, IA de Elon Musk passa a 'enxergar' imagens

Imagem de destaque
Inteligência Artificial

ChatGPT reforça estereótipos sobre mulheres brasileiras com acessórios coloridos, magras e bronzeadas

Imagem de destaque
Inteligência artificial

OpenAI anuncia 'ChatGPT de vídeo' capaz de criar material de até um minuto

Imagem de destaque
Saiba como evitar!

Golpes de sites e e-mails falsos de Black Friday triplicaram desde outubro


Golpes populares

Publicidade


Entre os golpes comumente aplicados pelos oportunistas, está a venda de softwares falsos de antivírus. Com a promessa de limpar os perigos e ameaças do computador, o usuário acaba trocando "gato por lebre".


Outra forma bastante eficaz encontrada pelos hackers é o phishing, nada mais que mensagens maliciosas recebidas por e-mail, solicitações de acesso ou mensagens de redes sociais. Por essa ação, o criminoso surrupia informações pessoais, como dados de bancos ou demais registros, do usuário afetado.

Publicidade


Além dessas funções já mencionadas, nos últimos anos, os bandidos virtuais se tornaram hábeis em criar sites falsos que se pareçam com páginas verdadeiras.


A partir de sites bancários falsos, de leilão ou páginas de comércio eletrônico, os hackers armam caminhos para captar informações de cartão de crédito ou dados pessoais.

Publicidade


Dicas


Os cuidados para se utilizar a internet de maneira segura não fogem à tradição de qualquer usuário bem informado. De acordo com a McAfee, as pessoas devem se ater a três pontos básicos.

Publicidade


* Antes de usar a internet, tenha tempo para compreender os riscos e aprender como identificar potenciais problemas que aparecerem;


* Fique atento para os sinais de alerta dados pelo seu computador;

* Quando for navegar, tenha certeza de que todas as medidas possíveis de segurança do computador foram tomadas com todas as precauções. (Fonte: InfoMoney)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade