Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Internet das coisas

Cenários e perspectivas para o setor de TIC são temas de palestra em Londrina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
08 fev 2017 às 14:59
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Num mundo cada vez mais conectado, a Internet of Things (IOT), cuja tradução, no português literal, é a "Internet das Coisas", é uma das tendências no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). É fácil perceber como a IOT está presente no nosso cotidiano. Basta fazer um rápido exercício: lembrar dos objetos que usamos para se conectar à internet (Smartphone, tablet, notebook, desktop), e de outros equipamentos (aparelhos de televisão e câmeras de segurança, por exemplo) que se conectam à internet para realizar atividades específicas, como assistir ao Netflix. É essa conectividade, entre os dispositivos, que melhor define o que é a IOT. O termo descreve um cenário em que numerosos objetos do seu dia a dia estarão conectados à internet e se comunicando mutuamente.

Talvez, por enquanto, as pessoas ainda não tenham muito interesse em ter uma casa amplamente conectada. Sob esse ponto de vista, a Internet das Coisas pode não parecer lá muito relevante. Mas é um erro pensar que o conceito serve apenas para o lar: há aplicações não ligadas ao ambiente doméstico em que o conceito pode trazer ganho de produtividade ou diminuir custos, só para dar alguns exemplos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esse é um dos assuntos que será abordado na próxima edição do Cafetec, nesta quinta-feira (9). Na ocasião, Diônes Lima, COO da Softex, vai comandar um "bate-papo" com empresários do setor de TIC sobre "Arranjos Institucionais do setor de TIC: Cenários e Perspectivas". Na ocasião, o executivo vai falar da política nacional em termos específicos para TIC, como o Programa Global de IOT. "Vamos apresentar as estratégias que estão vindo aí. A IOT continua em alta", afirma Lima.

Leia mais:

Imagem de destaque
Inteligência Artificial

ChatGPT reforça estereótipos sobre mulheres brasileiras com acessórios coloridos, magras e bronzeadas

Imagem de destaque
Inteligência artificial

OpenAI anuncia 'ChatGPT de vídeo' capaz de criar material de até um minuto

Imagem de destaque
Saiba como evitar!

Golpes de sites e e-mails falsos de Black Friday triplicaram desde outubro

Imagem de destaque
Entenda!

Cientistas apontam riscos e benefícios da inteligência artificial na atualidade


Além desse assunto, o encontro vai debater o aumento de investimentos de empresas de TIC em inovação no Brasil. "Num momento em que nos encontramos, de crise econômica, o setor de TIC se tornou indispensável, uma vez que o setor pode substituir mão-de-obra e trabalhar na automatização de sistemas", diz Diônes Lima.

Publicidade


Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR em Londrina, enfatiza que, como o setor de TIC é transversal, o momento econômico atual exige uma postura das empresas fortemente ligada à ganho de competitividade, o que acaba trazendo oportunidades para os empresários do setor de TIC. "Em momentos de crise econômica, a exigência por mais controle, racionalização de custos e aumento de produtividade é maior. E o uso de tecnologias é uma forma altamente eficiente para melhorar a performance do negócio, de tonar as empresas mais competitivas", avalia.


Parcerias

Publicidade


Diônes Lima destaca que o Brasil está em 7º lugar no ranking dos países que mais utilizam softwares. Grande parte das indústrias de TIC se enquadram na categoria de micro e pequenas empresas, que possuem mais condições de inovar, por não "esbarrarem" em tantas burocracias. Nesse contexto, os arranjos institucionais são essenciais, porque atuam como "propulsores" de crescimento para as micro e pequenas empresas e oferecem condições para que elas exportem seus produtos, por exemplo. "Vamos abordar a importância dos arranjos institucionais, que são as "parcerias" entre as entidades", relata.


De olho nessa realidade, o Sebrae/PR possui um projeto voltado ao setor de TIC, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do setor, trazendo conhecimentos e informações relevantes para que os empreendedores possam "alavancar" seus negócios. "A própria parceria com o Instituto Senai de Tecnologia (IST), que é um agente Softex, vai permitir aos participantes do projeto o acesso às informações que serão apresentadas durante o Cafetec. Será uma grande oportunidade para os empreendedores", relata.


Serviço

O Cafetec será na sede do Sebrae/PR em Londrina, que fica na Avenida Santos Dumont, 1.335. O evento acontece das 8h às 10h. A inscrição é gratuita.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade