A Copel preparou um amplo pacote de investimentos em obras, manutenção, serviços e diversificação do atendimento no Litoral para garantir a qualidade do fornecimento de energia durante a temporada de verão. Ao todo, R$ 10 milhões foram aplicados na expansão e modernização da rede elétrica, conferindo benefícios permanentes para a população da região. A Companhia também vai oferecer internet wi-fi grátis na orla das praias e reforçar as equipes de atendimento até o Carnaval de 2015.
Para atender com qualidade 1,3 milhão de turistas esperados durante a temporada, a Companhia iniciou uma revisão completa na rede de distribuição no primeiro semestre de 2014. A Copel executou uma série de obras que incluem a substituição da rede convencional por cabos compactos e a automatização da rede elétrica.
A instalação dos cabos compactos, protegidos, contribui para reduzir em até 70% o risco de queda de luz causada por galhos e objetos sobre a rede. Já a instalação de chaves automatizadas permite que, em caso de falta de luz, o Centro de Operações da Copel em Curitiba identifique o local da ocorrência na rede e, através de um comando remoto, restabeleça a energia para a maioria dos clientes antes mesmo de enviar uma equipe ao local.
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"Essas melhorias vão contribuir muito para a qualidade da energia fornecida. O objetivo principal do trabalho desenvolvido pela Copel é que não falte energia. Mas caso haja queda de luz, estamos preparados para que o retorno seja providenciado o mais rápido possível. Quem mais ganha é a população do Litoral, que vai desfrutar desses benefícios permanentemente", ressalta o diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe.
Uma das obras mais importantes foi a energização da nova subestação de Morretes. Conectada por linhas de transmissão à rede de todo o Litoral, a unidade formou um anel elétrico, o que significa que a região passa a ser abastecida por duas fontes de energia. Caso uma delas apresente qualquer problema, o fornecimento pode ser feito pela outra, reduzindo consideravelmente o risco de falta de luz.
Além das ações concluídas, a Copel continua a trabalhar em melhorias importantes. Em Paranaguá, por exemplo, a Companhia está investindo R$ 1,5 milhão para instalar cabos submarinos que vão conectar a rede do continente à Ilha dos Valadares – substituindo a antiga rede aérea e conferindo maior segurança e qualidade no fornecimento de energia.
Na Ilha do Mel a Copel está investindo R$ 400 mil para enterrar 900 metros de cabos no Morro de Sabão. A iniciativa vai dar mais segurança para os praticantes de voo livre e parapente.
EQUIPES E MANUTENÇÃO - Para a manutenção da rede de distribuição, as equipes técnicas fizeram inspeção preventiva, utilizando equipamentos modernos de termovisão, que identificam "pontos quentes", com aquecimento além do normal, permitindo que falhas futuras possam ser prevenidas. Também foram feitas podas e roçadas para diminuir o risco de falta de energia causada pela vegetação próxima à rede.
As medidas incluem ainda o aumento de 50% no efetivo de equipes que atuam no atendimento a emergências e obras de manutenção. Já os operadores de subestação permanecerão nas instalações durante a noite, para garantir a rápida intervenção em caso de problemas no sistema elétrico.
Outra novidade será o atendimento emergencial com motocicletas. Caso haja desligamentos acidentais, os eletricistas realizam o primeiro atendimento com motos para identificar e isolar o problema rapidamente, contribuindo para restabelecer o fornecimento para até 80% da área afetada em questão de minutos.
FACILIDADE NO ATENDIMENTO - Para facilitar a vida dos veranistas, a Copel oferta uma série de canais de atendimento, que permitem que as pessoas acessem serviços sem precisar ir a uma agência. O destaque é o Copel Mobile, aplicativo disponível para sistemas Android e iOS por meio do qual é possível informar falta de luz, solicitar religação de energia, e consultar dados e informações da conta, entre outros serviços.
Os consumidores também podem entrar em contato pelo telefone 0800 51 00 116, e pela Agência Virtual na internet: basta acessar www.copel.com e fornecer o número de identificação do domicílio, que vem na conta de luz. Depois de cadastrar uma senha, o consumidor terá acesso à maior parte dos serviços e facilidades disponíveis nas agências físicas, tais como pedidos de segunda via da fatura, ligação, religação e atualização de dados cadastrais.
O serviço Torpedo Copel também está disponível nas praias. Para comunicar a falta de energia elétrica no domicílio, basta enviar para o número 28593 uma mensagem de texto com as letras SL (de "sem luz") seguida do número da conta de luz da casa de praia (incluindo o dígito de verificação, sem pontos nem hífen). O envio é gratuito e a Copel responde ao consumidor rapidamente.
AGÊNCIAS - Para quem preferir, a Copel mantém agências em Guaratuba (Rua 11 de Outubro, 30), Matinhos (Rua José Arthur Zanlutti, 298) e Praia de Leste (Rua Manoel Marques 581). A Copel também conta com agências em Paranaguá e Antonina, além de plantões de atendimento na Ilha do Mel, em Morretes e em Guaraqueçaba. As agências estarão abertas durante os dias úteis das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Já nos sábados dos dias 20 e 27 de dezembro e às vésperas de Natal e Ano Novo (dias 24 e 31) o atendimento nas unidades das praias ocorre das 9 às 13h.
INTERNET GRATUITA - Nessa temporada, a Copel Telecom vai disponibilizar mais uma vez a internet sem fio gratuita no Litoral. São 50 pontos de acesso espalhados pela orla de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá, Pontal do Sul, e na Ilha do Mel. O sinal ficará disponível de 1º de janeiro até o Carnaval. A Companhia fez uma atualização tecnológica nos equipamentos.
Em 2015, a Copel Telecom também levará para o litoral do Paraná internet fixa para clientes residenciais e pequenas e médias empresas. Moradores de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná poderão contratar planos de 20 a 100 Mbps (megabits por segundo), totalmente em fibra óptica, com garantia de velocidade de download e também de upload.