Há um ano o Instituto Forja, uma organização não-governamental que atua no bairro Campo de Santana, em Curitiba, passou a receber doação de software. Com trabalhos voltados para a educação de crianças e adolescentes em contra-turno escolar, para tirar as crianças da ameaça da violência em um dos bairros mais carentes de Curitiba, a doação possibilitou melhoria no atendimento aos alunos e economia.
O diretor e professor do instituto, Sandro Barbosa, explica que agora foi possível priorizar outras áreas da ONG, sem necessidade de gastos com software. "Nós tínhamos apenas um sistema operacional nos computadores e agora temos dois. Nas aulas eu preciso usar os dois, o que melhorou na parte educacional", diz. O instituto atende 80 crianças de 9 a 18 anos que vivem em um bairro de 10 mil habitantes na região Sul de Curitiba, área marcada por problemas sociais.
A instituição faz parte de um programa da empresa Microsoft, que inscreve ONGs para receber doação de sistemas operacionais. Segundo a diretora de comunicação e cidadania Katia Gianone, com palestras duas vezes por ano é possível atualizar os responsáveis pelas ONGs para que recebam treinamento necessário para trabalhar com esses softwares.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
"Muitas vezes os profissionais que trabalham em ONGs não possuem alguém especializado em TI (Tecnologia da Informação). É importante com isso treinar os membros das ONGs para que possam repassar as informações aos demais e dentro mesmo do trabalho deles nessas instituições", explica. O trabalho é desenvolvido desde 2003 e atende 1,7 mil organizações.