Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeções

Mundo deve consumir 420 milhões de smartphones em 2011

Redação Bonde
31 jul 2011 às 09:07

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As vendas de smartphones vão ultrapassar o patamar de 420 milhões de unidades em 2011. Esse volume de vendas fará com que os aparelhos respondam por cerca de 28% do mercado mundial de celulares até o final do ano.

As projeções fazem parte do levantamento realizado pela IMS Research, que ainda prevê vendas anuais superiores a 1 bilhão de aparelhos até o final de 2016. Vale destacar que, com isso, os smartphones responderão por um em cada dois celulares comercializados no período.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O mercado e as fabricantes

Leia mais:

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina

Imagem de destaque
Tecnologia

Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%

Imagem de destaque
Inovação

Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação

Imagem de destaque
Em todo o Brasil

Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar


De acordo com o analista da IMS, Josh Builta, apesar do grande potencial de vendas dos smathphones, os fabricantes não estão igualmente posicionados no mercado e, consequentemente, não deverão aproveitar a tendência favorável da mesma forma.

Publicidade


A LG, por exemplo, apesar de ser a terceira maior OEM (fabricante de produtos originais) do mundo, vem oferecendo uma variedade muito limitada de smartphones nos últimos anos, fator que não ajudará a companhia a aumentar sua participação de mercado.


A Nokia também é um caso não muito positivo. A empresa perdeu bastante participação de mercado no início de 2011, reflexo, sobretudo, de ter largado a plataforma Symbian para ficar com a plataforma Windows, da Microsoft. No segundo trimestre de 2011, a Nokia viu suas vendas de smathphones caírem 34% frente ao mesmo período de 2010.

Publicidade


O que acontece, segundo explica o analista da IMS, é que as empresas tradicionais, como LG e Nokia, entre outras, não estão sabendo como se posicionar no mercado nem reconhecer as necessidades dos consumidores. As empresas estão fabricando produtos ainda muito insatisfatórios em termos de interface, seu portfólio não é atraente e o próprio design dos dispositivos não está sendo muito bem trabalhado.


Apple


Nos últimos anos, nenhuma empresa se destacou tanto no segmento quanto a Apple, segundo a IMS. As vendas da companhia foram tão fortes no segundo trimestre de 2011, que o mercado pode esperar que ela continuará marcando presença importante no mercado.

Apesar dos bons resultados, a IMS observa que a Apple não está sozinha. A Samsung também vem mostrando bom desempenho, principalmente com seus aparelhos da série Galaxy. No mesmo caminho, empresas menores, como a HTC, também vêm alcançando posições cada vez melhores nesse mercado. (As informações são do InfoMoney)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo