Desde que foi lançado o primeiro sinal de TV digital, em 2007, o valor do preço do conversor registrou uma queda de 84%. Na época, segundo nota divulgada hoje (29) pelo Ministério das Comunicações, o custo do aparelho superava R$ 1 mil. Atualmente, é possível encontrar conversores a um custo de R$ 200.
De acordo com a nota, o país deve fechar 2010 com um balanço de mais de seis milhões de aparelhos de TV produzidos já com o conversor digital integrado. A expectativa é de que esse número aumente em 2011, pois o governo tornou obrigatória a adaptação de todos os aparelhos novos com tela igual ou superior a 26 polegadas. Antes, essa obrigação abrangia apenas os aparelhos cuja tela era de 32 polegadas ou mais.
Para o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, a estimativa é de que, em 2012, praticamente 100% dos televisores produzidos no Brasil sejam aparelhos integrados, com a capacidade de fazer a recepção digital.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
O sinal digital já está disponível para cerca de 90 milhões de pessoas em 425 municípios de todas as unidades federativas do país. A digitalização completa está prevista para 2016, ano em que está previsto o desligamento do sinal analógico.