Consumidores brasileiros participaram ativamente do Festival de Compras 11.11, conhecido como Black Friday chinesa. Neste ano, o festival de 24 horas de promoções chegou pela primeira vez ao Brasil. O País ficou em segundo lugar no ranking de locais que mais realizaram compras.
O primeiro pedido de compra deste ano na campanha global do evento chinês foi realizado por um brasileiro exatamente à meia noite do horário de Hong Kong. O festival, promovido pelo Alibaba, é conhecido por ser a maior promoção 24 horas de compras online do mundo. Segundo reportagem do The New York Times, comprar na China é fácil, o difícil é receber a encomenda.
Em 2014, o AliExpress (site de compras do Alibaba) recebeu mais de 6,8 milhões de pedidos. Nele, atuam milhares de vendedores. Durante o evento, os vendedores do site ofereceram 1 milhão de produtos com 50% de desconto e 10 milhões com 15%.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
A versão chinesa da Black Friday ocorreu na terça-feira, 11, dia em que é comemorado no país o Dia dos Solteiros. A iniciativa foi lançada na década de 90 por estudantes universitários chineses, como uma versão para solteiros do Dia dos Namorados. A troca de presentes que ocorre na data entre os casais de namorados contribuiu ao longo dos anos para o sucesso do evento.
Veja o ranking dos 11 países que mais realizaram operações. A lista não inclui a China, o próprio organizador do evento.
1.Rússia
2.Brasil
3.Israel
4.Espanha
5.Belarus
6.EUA
7.Canadá
8.Ucrânia
9.França
10.República Checa
11.Reino Unido
Os cinco produtos mais comprados por brasileiros:
1. Cardigans
2. Mobile phone stickers
3. Vestidos
4. Regata
5. Self-adhesive bras