Tecnologia

Região de Londrina concentra 30% das startups do Paraná

01 mar 2017 às 09:28

A Regional Norte do Sebrae/PR, sediada em Londrina, tem o maior número de startups do Estado registradas pelo programa focada nessas iniciativas, o Startup PR. São 244 startups na regional, cerca de 30% do total do Paraná (792). Em segundo lugar fica a Regional Leste, sediada em Curitiba, com 164 startups. Os números fazem parte de um levantamento feito pela primeira vez pela Regional Norte.

O levantamento mostra o perfil das startups da região, com base em 20 iniciativas acompanhadas mais de perto pela entidade. Essas empresas faturaram, em média, R$ 107 mil em 2016 e a maior parte já se encontra em fase de desenvolvimento (37%) e tração (25%). Para colocarem seus negócios no mercado, receberam uma média de R$ 56,9 mil de investimento cada.


Consultor do Sebrae Londrina, Fabrício Bianchi afirma que o número de startups se refere apenas àquelas que já tiveram algum tipo de interação com a entidade, o que significa que a quantidade dessas empresas na região pode ser bem maior. Na sua opinião, os eventos voltados a essas iniciativas na região, como a Startup Weekend e os hackathons, ajudam a "aquecer" o ecossistema. Além disso, o trabalho de articulação com parcerias entre as startups e empresas e entidades de grande expressão, como a Sociedade Rural do Paraná, criam um ambiente propício para o surgimento dessas iniciativas.



Investimento


Ainda segundo o levantamento, o investimento recebido pelas startups na fase inicial, de R$ 56.890, em média, é um valor considerável quando se trata de startups de serviço, que predominam na região. "É um valor ótimo, acima da média. Raramente precisa mais de R$ 45 mil, R$ 50 mil (nessa fase)." Segundo Bianchi, o investimento das startups costuma ser de fontes próprias ou de "investidores anjo" de outros estados ou da própria região. O consultor cita que a Regional Norte é a única a possuir um grupo de investidores anjo formado por empresas locais.


A maior parte dos negócios se encontra em fase de desenvolvimento (37%), enquanto uma parcela (25%) já está em fase de tração, revelando que o movimento de startups na região "não é mais promissor, é real". A presença de startups em diferentes fases de desenvolvimento, por outro lado, faz com que o faturamento médio dessas empresas ainda seja baixo (R$ 107 mil em 2016), comenta o consultor do Sebrae/PR.


Os negócios são majoritariamente das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – 13,49% -, Agronegócio (12,30%) e Saúde (12,30%). Para Bianchi, o perfil dessas empresas é reflexo da economia e de ações realizadas na região, como os hackathons nas áreas de saúde e agronegócio. "São justamente setores que se destacam na região."


Sebrae/PR


Diversidade


Na visão de Willian Ruivo, da comunidade de startups do Norte do Paraná RedFoot, realmente há uma grande diversidade no perfil dos negócios da região, mas a maioria é do segmento de serviços. O nível de inovação das empresas, para ele, já é algo a se destacar e boa parte das startups está em um estágio avançado de desenvolvimento. "Ainda tem um caminho a andar, mas é nível médio para alto de inovação. Tem bastante startup com uma boa base de clientes e potencial." A comunidade RedFoot foi lançada em novembro do ano passado, durante a ECO.TIC, evento de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina. Já participam dela startups de Londrina, Arapongas, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Maringá, entre outras.


Aplicativo nasce da vontade de empreender


A vontade de empreender é o que levou um desenvolvedor formado em Cornélio Procópio e com atuação profissional em Londrina a criar um aplicativo que permite encontrar ofertas do produto desejado em lojas físicas da cidade. "Minha vontade é tentar vários negócios até um pegar", afirmou Renato Garcia, criador do app. No VemOferta, o consumidor cadastra o produto desejado para que os lojistas lhe enviem ofertas. Assim, ele precisa apenas escolher a melhor e ir até a loja realizar a compra, sem precisar "rodar" a cidade procurando o melhor preço. "A ideia é facilitar a compra por pessoas físicas de lojas físicas. Ao invés de o consumidor sair ‘caçando’ ofertas, é só ele por no app."


A ferramenta foi disponibilizada para Android em dezembro do ano passado. No momento, Garcia está em busca de um parceiro para o marketing digital da ferramenta a fim de alcançar mais usuários e, em breve, quer lançar versões do aplicativo voltadas a nichos de mercado, como o de imóveis e o de automóveis.


Ambiente propício a negócios inovadores


Em Londrina, o empreendedorismo e a experiência na área de startups de dois sócios levaram ao surgimento de um negócio inovador. Juntos, Marlon Pascoal, um dos fundadores da startup A Deliveria, vendida para a iFood, e JP Albuquerque, empreendedor das áreas de restaurantes e de entretenimento de Londrina, fundaram a startup Cabemcasa, que tem uma proposta ousada: transformar espaços que as pessoas têm "sobrando", como cômodos ou vagas de garagem, em um local útil para quem precisa de lugar para guardar seus objetos ou o seu carro, por exemplo. A ideia vai além das empresas de self storage, populares nos EUA, ao utilizar espaços vagos já existentes, gerando renda para quem os disponibiliza. "É uma solução mais barata, conveniente e mais perto dela", comenta Albuquerque.


Ricardo Chicarelli/Grupo Folha

Os sócios JP Albuquerque, empreendedor e Marlon Pascoal, experiente na área de startups


"O mercado cria prédios inteiros para gerar espaços", observa o fundador. Ao aproveitar os espaços disponíveis espalhados pela cidade, é possível fazer um uso mais inteligente do espaço urbano. "É um mercado que ainda não existe. Estamos criando um novo segmento." A startup integrou R$ 100 mil ao projeto, provenientes de recursos próprios. O app vai começar a funcionar em março, quando os membros da comunidade já poderão começar a negociar seus espaços. Mas a plataforma já está aberta para cadastro através do site.

Pascoal, que também faz parte da comunidade RedFoot, opina que o fortalecimento do ecossistema de startups em Londrina e região é o que tem viabilizado o surgimento de negócios inovadores. "O nosso ecossistema está bastante fortalecido, com várias incubadoras, espaços de coworking, instituições de ensino de boa qualidade. Hoje temos muitas iniciativas que fomentam o empreendedorismo, além dos hackathons e startup weekends." O fato de Londrina ser reconhecida como polo de TIC também contribui para o surgimento de startups de base tecnológica, continua Pascoal, e casos de sucesso como o da A Deliveria estimulam outros empreendedores a se movimentarem.


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