Pesquisadores da Universidade de Oxford atingiram um novo patamar de transmissão de dados via Li-Fi, uma espécie de evolução do Wi-Fi que transfere dados por luzes LED. As informações são do UOL Tecnologia. De acordo com o estudo, a velocidade máxima atingida foi de 224 Gbps (Gigabits por segundo). Com essa capacidade, dá para baixar 30 filmes (de 1,5 gigabyte cada) por segundo.
A tecnologia Li-Fi (cuja sigla significa, literalmente, luz e fidelidade), por enquanto, é alvo apenas de testes de pesquisadores e permite altas velocidades bidirecionais (um usuário poderia tanto enviar como receber informações com a velocidade de 224 Gbps, por exemplo).
Segundo cientistas, por usar um espectro de luz para transmissão de dados, a tecnologia Li-Fi, mesmo em escala comercial, permite transmissão de dados sem fio superiores a 600 Mbps (Megabits por segundo), que é o atual limite das tecnologias disponíveis no mercado.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
A ideia é que a transmissão de redes Li-Fi seja combinada com conexões de fibra óptica para chegar até as residências. (com informações do UOL Tecnologia)