A TIM já iniciou testes de celulares com a tecnologia NFC, sistema móvel para pagamento de contas. A ação faz parte de um projeto piloto de mobile payment, em uma parceria com o banco Itaú, MasterCard, Redecard e com o fornecedor Gemalto, líder no mercado de segurança digital.
Foram disponibilizados 50 aparelhos compatíveis com a tecnologia Mobile PayPass, desenvolvida pela MasterCard, para um grupo de pessoas selecionado pelas empresas envolvidas, que podem utilizar os smartphones para pagar suas contas em 100 restaurantes credenciados para o projeto na Barra da Tijuca (RJ) e Jabaquara (SP), onde ficam as sedes da operadora e do banco, respectivamente.
Para o teste, os usuários contam com o cartão de crédito TIM Itaucard*, lançado no fim de 2011 e que oferece um Programa de Pontos exclusivo para clientes da empresa de telefonia. À medida que o cliente realiza compras e acumula pontos, ele pode trocar por aparelhos na loja virtual da operadora, por exemplo.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
A grande vantagem da nova tecnologia para o cliente é a agilidade para efetuar pagamentos. De uma forma simples e rápida, o lojista digita o valor no POS Redecard habilitado para NFC e o usuário apenas aproxima o celular da máquina. As compras serão creditadas no cartão TIM Itaucard e cobradas na fatura enviada pelo banco, como acontece atualmente.
No projeto, a TIM está trabalhando em conjunto com a Gemalto para o fornecimento da solução TSM (Trusted Services Management), que permite a instalação remota (over-the-air) e segura de uma ampla gama de serviços NFC em dispositivos móveis. A TIM é a primeira operadora brasileira a adquirir essa solução.
O principal objetivo do piloto é ganhar conhecimento sobre a tecnologia, capacitar colaboradores internos e, sobretudo, avaliar as dificuldades e percepções para um futuro roll out. A TIM e o Itaú pretendem expandir gradativamente os testes e, em função dos resultados deste piloto, a operadora poderá disponibilizar a tecnologia para os clientes no segundo semestre deste ano.
"A TIM tem a inovação como pilar estratégico e, mais uma vez, sai na frente com o teste de uma tecnologia que promete ser uma importante evolução do segmento móvel. Essa parceria com o Itaú e nossa busca por avaliar o modelo NFC demonstra nossa preocupação em oferecer soluções que levem mais comodidade aos clientes", explica Roger Solé, CMO da TIM Brasil.
"Um de nossos objetivos é antecipar tendências e oferecer o que há de melhor na prestação de serviços para o cliente. O pagamento via tecnologia NFC vem ao encontro desse objetivo, pois trará ainda mais agilidade para as operações e conveniência para os clientes, transformando a relação que têm hoje com os cartões", afirma Fernando Teles, diretor da área de Cartões do Itaú Unibanco.
"Com o Mobile PayPass da MasterCard será possível oferecer ainda mais praticidade e conveniência aos clientes, para que eles possam se preocupar com aquilo que realmente importa", afirma Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil.
"Esse piloto é um dos primeiros projetos de NFC na América Latina e enxergamos que é apenas o começo", acrescentou Rodrigo Serna, Vice-Presidente Sênior de Telecomunicações da Gemalto na América Latina. "Com um player importante como a TIM apto à fornecer serviços NFC para a sua grande base de clientes, estamos a um passo à frente na implementação massiva de serviços móveis sem contato no Brasil."