A Porto Seguro e a TIM assinaram um acordo de compartilhamento de infraestrurura de telefonia celular para lançar a primeira operadora móvel virtual do país. A operação será realizada em conjunto com a brasileira Datora Telecom. A Porto Seguro usará norma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que no ano passado autorizou as operadoras virtuais no país, as MVNO.
Nessa modalidade, uma empresa pode usar infraestrutura de chamadas de uma operadora de celular para vender serviços com sua marca. A Datora, especializada também em compra e venda de minutos de chamadas, afirma ter rede interconectada com ''mais de uma centena de operadoras'' através de conexões de voz sobre IP (VoIP).
É controlada pela Chaicomm do Brasil Holding, que se tornou acionista da Porto Seguro Telecomunicações. As empresas não deram detalhes sobre o acordo com a TIM. A seguradora possui 8,5 milhões de itens segurados, dos quais 3,8 milhões são veículos.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Segundo o presidente-executivo da Datora Telecom, Wilson Otero, ''as MVNO vão atrair 16 milhões de assinantes no País e US$ 1 bilhão de faturamento em cinco anos''. O acordo com a TIM abrange todos os Estados. A empresa informou que mantém conversas com outras potenciais operadoras virtuais.