Tecnologia

Usuários da Sercomtel já podem consultar intensidade de sinal para celular

11 jul 2016 às 17:38

Desde o início de julho, usuários de celular t~em à disposição mais uma ferramenta que permite o acompanhamento da qualidade do serviço contratado. Através de um sistema organizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) - chamado de Mosaico - é possível consultar a intensidade do sinal do celular em qualquer ponto do país apontando o endereço desejado em um mapa interativo.

A Sercomtel também faz parte deste sistema, que disponibiliza para todos os usuários de Londrina e de Tamarana a intensidade dos sinais 2G e 3G. A operadora tem 36 estações irradiantes 3G e 47 estações irradiantes 2G. As informações de engenharia e performance, geradas nas estações, são coletadas por técnicos da Sercomtel e enviadas para o sistema da Anatel que, por sua vez, faz a leitura, análise e divulgação dos dados.


A nova funcionalidade possibilita aos usuários verificar qual a cobertura esperada em endereços de todas as regiões da cidade. O resultado apresentado é uma estimativa, por isso, a experiência pode divergir devido a influências e parâmetros que afetam a recepção do sinal, como: mobilidade, proximidade de construções metálicas, ambiente interno de edificações, condições climáticas e posição da antena do terminal móvel.


Rotina na Sercomtel


O trabalho de acompanhamento da qualidade de sinal é feito de forma constante e rotineira na Sercomtel pela área de Engenharia e Operações.


A companhia destaca-se hoje no quesito qualidade de sinal utilizando a frequência 850Mhz, considerada uma faixa nobre e que permite grande alcance para realizações de chamadas e de acesso à banda larga. A frequência utilizada pela Sercomtel possibilita ainda a operação com um número menor de estações devido a sua performance e potência.


Acesso ao Sistema

Para verificar a intensidade de sinal celular basta acessar sistemas.anatel.gov.br/se/public/cmap.php. É preciso preencher os campos do mapa indicando a cidade e o endereço. A qualidade do sinal será indicada por cores: vermelho, quando apresenta problemas; amarelo, quando apresenta alguma oscilação, e verde, quando o sinal está operando com toda intensidade.


Continue lendo