A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá incluir a discussão sobre o reajuste das ligações locais originadas de telefones fixos para telefones móveis em uma reunião marcada para esta terça-feira.
Segundo a agência, o aumento de 7,99%, anunciado na semana passada, deverá ser aprovado durante essa reunião. Caso isso ocorra, o aumento já entrará em vigor no próximo final de semana, após publicação no Diário Oficial e divulgação pelas empresas 48 horas antes de começar a valer.
Para a agência reguladora, de acordo com sua assessoria de imprensa, as discussões sobre o aumento não deveriam ser balizadas pelos critérios de justiça ou injustiça, já que estão sendo concedidas conforme a lei e o contrato assinado entre a Anatel e as empresas de telefonia.
Leia mais:
Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas
Concurso da Embrapa tem 1.027 vagas e salários de até R$ 12,8 mil
Quer decorar a casa para o Natal? Saiba como economizar na conta de luz com segurança
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
A Anatel disse ainda que esse índice é resultado de negociações com as empresas e que foi baseado no índice de produtividade das empresas, que funciona a favor dos usuários. Caso não houvesse esse parâmetro para negociação, as empresas poderiam aumentar as tarifas em 12,14%, valor do IGP-DI fechado.
Segundo o setor de imprensa, o anúncio do reajuste estava previsto para o dia 9 de fevereiro, mas não foi feito para permitir que as empresas tivessem mais dois meses para negociar com a Anatel.
Fonte: ABr