O prazo de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 15% de desconto vai até sexta-feira, 31 de janeiro.
A preocupação da Secretaria da Fazenda se deve ao fato de que 100 mil boletos de pagamento enviados pelo correio aos proprietários de veículos voltaram à Receita Estadual, deixando os contribuintes sem informações sobre os prazos e descontos.
O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária e já informa o valor cobrado com desconto. De acordo com o diretor da Receita Estadual do Paraná, Luiz Carlos Vieira, "cerca de 98% dos contribuintes que já quitaram o IPVA optaram pelo boleto bancário, por isso este número de 100 mil devoluções nos preocupa".
Leia mais:
Uber defende no STF que não há vínculo de emprego com motoristas
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Os contribuintes que não receberam a ficha pelo correio, podem obtê-la via extrato bancário nos caixas do Banco Itaú, ou, ainda, emitir e imprimir a guia de pagamento pela Internet, acessando o endereço .
Quem optar para fazer o pagamento em fevereiro terá um desconto de 5%, (de 10 a 21, de acordo com o algarismo final da placa), ou em 6 vezes, sem redução, se a opção for o parcelamento.
A Secretaria da Fazenda alerta para que o contribuinte que optar pelo pagamento antecipado do imposto, não deixe para fazê-lo no último dia, a fim de evitar filas e congestionamento nas linhas de processamento de dados.
Isentos
Estão isentos do pagamento do IPVA veículos com 20 anos ou mais de fabricação; transporte público de passageiros (ônibus linha urbana, suburbana e metropolitana); táxi – pessoa física; transporte escolar – pessoa física; e portadores de necessidades especiais. A isenção deve ser solicitada junto à Delegacia Regional da Receita, do domicílio tributário do contribuinte.