Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Termina o horário de verão: acerte o seu relógio

Redação - Bonde
16 fev 2001 às 21:10

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou um balanço da economia de energia obtida com a implantação do horário de verão que termina à meia-noite deste sábado. Com a 27ª edição do horário de verão, houve uma redução de 4% na demanda de energia em todo o País no sistema interligado brasileiro, o que corresponde a 2.100 MWh/h.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) acredita que a redução média de carga no Estado seja de 5,5%, cerca de 180 MW. O índice equivale a toda a carga da região Oeste do Estado, incluindo Cascavel, Foz do Iguaçu e Guaíra, no momento de maior demanda de um dia útil qualquer.
A assessoria de imprensa da Copel informou que os dados reais sobre carga e economia de consumo só serão divulgados entre os meses de março e abril. Em relação ao consumo de eletricidade durante o período de horário de verão, a expectativa da Aneel é a de que tenham sido economizados 370 mil MWh no País, energia suficiente para atender durante um mês a cidade de Goiânia (GO). No Paraná, a previsão é a de economizar 60 mil MWh, o que daria para atender metade das residências de Curitiba durante o período de um mês.
O horário de verão começou no dia 8 de outubro do ano passado e foi implantado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e nos estados da Bahia e Tocantins. No sábado, à meia-noite, os relógios devem ser atrasados em uma hora (ou seja, reajustado para as onze horas). Segundo o diretor da Aneel, Jaconias Aguiar, o horário de verão é de "fundamental importância" porque beneficia o País, já que é feito o melhor uso da energia elétrica. Entre os benefícios, segundo ele, estão o menor carregamento dos sistemas de transmissão e suprimento, a redução no despacho de geração térmica e o adiamento de investimentos em geração e transmissão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Os dados divulgados pela Aneel foram fornecidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Os resultados definitivos serão divulgados no próximo mês.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo