Os primeiros números da 2ª Semana do Peixe revelam aumento de até 50% na venda de pescado em algumas cidades brasileiras. O resultado parcial foi divulgado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca.
A Semana do Peixe foi criada para incentivar a produção e consumo de pescado em todo o país, como forma de fortalecer a piscicultura. Em cidades como Fortaleza, os descontos nos preços de produtos chegaram a 40%, o que elevou o volume de vendas em 50%, segundo informações da Associação Cearense de Supermercados (Acesu).
Também houve aumentos significativos nas vendas no Mato Grosso do Sul, onde os descontos médios chegaram a 30%; em Manaus e Brasília, onde as vendas cresceram em média 25% e em Belo Horizonte. Das cidades que já repassaram números para a secretaria, o menor resultado foi no Rio, onde os descontos variaram entre 5% e 15 %.
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O mercado mundial de pescado movimenta por ano US$ 60 bilhões e a participação brasileira é de cerca de US$ 400 milhões, menos de 1%, embora o país tenha potencial para produzir até 13,7% do pescado do mundo.
Arquivo Folha de Londrina