O volume de vendas do comércio varejista do país, em março passado, teve o quarto mês consecutivo de queda e a variação, de 11,31%, em relação a março de 2002 - a maior ao longo de toda a série de resultados da Pesquisa Mensal de Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme divulgou nesta quarta-feira o Instituto, o desempenho de março foi influenciado pelo menor número de dias úteis deste ano em função do Carnaval e do feriado prolongado da Semana Santa.
Segundo o IBGE, o desempenho negativo do varejo foi generalizado, atingindo as cinco atividades que respondem pelo resultado global do setor em todas as 27 unidades da federação.
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As reduções com maior influência ocorreram em São Paulo (-10,79%), Rio de Janeiro (-14,55%), Minas Gerais (-11,83%), Rio Grande do Sul (-10,22%) e Bahia (-14,23%).
Em termos setoriais, o principal impacto negativo veio, mais uma vez, do segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com redução no volume de vendas de 13,06%, em comparação com março de 2002.
O volume de vendas acumulado no primeiro trimestre do ano e nos últimos 12 meses também se manteve negativo: -5,98% e -1,92%, respectivamente.
Em termos de receita nominal de vendas, as taxas de variação se mantiveram positivas: 9,28% com relação a março de 2002; 14,23% no acumulado do primeiro trimestre, e 9,50% no acumulado dos últimos 12 meses.