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Contracampanha domina menções a Dilma e Serra no Twitter

BBC Brasil
29 out 2010 às 15:09
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As palavras mais associadas em outubro a Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no Twitter foram termos ligados a correntes contrárias às campanhas dos dois candidatos à Presidência, indica um levantamento realizado pela agência de marketing para a internet Alfaiataria Digital.

De acordo com os dados reunidos pela empresa no último mês da campanha eleitoral, as palavras "contra" e "dilmanão" aparecem entre as dez mais citadas em relação à candidata do PT.

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No caso de Serra, a corrente "Brasil13" e a palavra "não" também ficam entre as dez mais citadas.

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Expressões como "SerraMilCaras", "dilmanão", "serrameerra" e "anti-dilma", que denominam correntes propagadas pelos usuários, também aparecem entre as 120 mais citadas em relação aos dois candidatos.

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A medição foi realizada pela Alfaiataria Digital por meio da ferramenta TwitEleitoral, que mede os números absolutos de comentários sobre cada candidato no Twitter, e também as citações que relacionam cada um a temas como educação, corrupção e meio ambiente.


Os comentários foram capturados entre os dias 4 e 24 de outubro.

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Para Manoel Fernandes, consultor de planejamento estratégico em redes sociais, os resultados indicam que o site social foi mais utilizado como instrumento de contracampanha do que para estimular debates sobre o próximo governo.


"Tudo o que eles não podiam falar sobre o adversário em outros meios durante a campanha, falaram no Twitter", avalia o consultor.

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Diálogo


Fernandes diz ainda que o Twitter foi "mal aproveitado" pelas campanhas, que, na opinião do consultor, optaram por uma abordagem "utilitária".

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"Fizeram muito 'twitaço', muito circo", afirma. "Os políticos acharam que iriam resolver a campanha em dez meses, mas internet não se trata disso. É preciso construir relacionamento e, nessa campanha, faltou diálogo com as pessoas."


O coordenador da campanha de Dilma Roussef na internet, Marcelo Branco, afirma que as correntes de humor e ironia sobre os candidatos são uma característica da internet que fez parte da estratégia da campanha petista.

"A 'pegação de pé' sempre foi algo muito próprio da internet e das redes sociais. Nós usamos isso na hora de fazer críticas ao nosso adversário, mas sempre tentamos falar também de coisas positivas e do momento em que a campanha estava", disse Branco.


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