Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Presidente eleita

"Sim, a mulher pode", diz Dilma no primeiro discurso

Marco Feltrin - Redação Bonde
31 out 2010 às 22:45
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Presidente eleita do Brasil com 56% dos votos, Dilma Rousseff (PT) discursou pela primeira vez após a vitória em um hotel de Brasília. Cercada de correligionários e do vice-presidente Michel Temer, Dilma falou por cerca de meia hora e enfatizou o fato de ser a primeira mulher a comandar o país.

"Recebi de milhões de brasileiros a missão mais importante da minha vida. Pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Meu primeiro compromisso é honrar as mulheres brasileiras, para que esse fato se transforme em um evento natural. A igualdade entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia. Sim, a mulher pode", bradou, lembrando o slogan do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como principal meta, Dilma elencou a erradicação da miséria e criação de oportunidades para todos os brasileiros. "Essa ambiciosa meta não será realizada pela vontade do governo. Esta meta é um chamado à nação, empresários, trabalhadores, igrejas, universidades, e a todas as pessoas de bem do nosso País. Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, crianças abandonadas à própria sorte".

Leia mais:

Imagem de destaque
Propaganda irregular

TSE mantém multas aplicadas à Stepan Nercessian

Imagem de destaque
Larga vantagem

Entre mais pobres, Dilma teve 26 pontos de folga

Imagem de destaque
Católicos também

Entre mais pobres, Dilma teve 26 pontos de folga

Imagem de destaque
Desavenças

Bulgária e Macedônia ‘disputam’ origens de Dilma Rousseff


Falando sobre economia, a presidente eleita ressaltou a independência financeira do País. "Teremos um duro trabalho para qualificar nosso desenvolvimento econômico. A era de prosperidade foi criada pela genialidade do presidente e pela força de vontade dos brasileiros. Em curto prazo, não contaremos com a pujança das nações desenvolvidas para impulsionar nosso crescimento, por isso se torna importante nosso próprio mercado. Mas estou longe de dizer que pretendemos fechar nosso país ao mundo".

Publicidade


Ao final do discurso, Dilma Rousseff fez agradecimentos ao povo brasileiro e até à imprensa, assumindo o compromisso de liberdade de expressão aos veículos de comunicação. "Não nego que algumas coisas difundidas me deixaram tristes, mas quem lutou pela democracia e direito de opinião arriscando a vida é um amante da liberdade. Já disse e repito: prefiro o barulho da imprensa livre ao da ditadura".


O único momento em que abriu um sorriso e se mostrou emocionada foi no agradecimento ao presidente Lula. Dilma interrompeu o discurso por várias vezes para beber água e pelos aplausos dos presentes, que cantaram em homenagem ao mandatário.

"Ter a honra de seu apoio, o privilégio de sua convivência, aprendido com sua imensa sabedoria são coisas que se guardam para a vida toda. Conviver todos esses anos com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e sua gente. A alegria que eu sinto hoje pela minha vitória se mistura com a emoção de sua despedida. Sei que um líder como o Lula nunca estará longe de seu povo. Baterei muito à sua porta e tenho certeza que a encontrarei sempre aberta. A distância do cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade. Saberei consolidar e avançar sua obra", finalizou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade