Os seis candidatos a prefeito de Londrina se reúnem nesta terça-feira (14), às 12 horas, no Auditório David Dequêch, no Palácio do Comércio, para o evento Londrina Meio-Dia, numa promoção da ACIL e do Observatório de Gestão Pública de Londrina. Durante o evento, será feita a entrega de um Plano de Transparência e Controle Social para Londrina, com propostas elaboradas por entidades locais e pelos próprios candidatos. Alexandre Kireeff (PSD), Barbosa Neto (PDT), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Marcelo Belinati (PP), Márcia Lopes (PT) e Valmor Venturini (PSOL) já confirmaram presença no evento.
O evento será realizado simbolicamente ao meio-dia como forma de ressaltar a importância de criar uma cultura da transparência (a cultura do meio-dia) em contraposição à cultura do segredo (a cultura da meia-noite) na administração pública em todos os níveis.
O Plano de Transparência e Controle Social tem como objetivos principais o cumprimento da Lei Federal de Acesso à Informação, que parte do pressuposto que todo cidadão tem direito a obter informações claras e confiáveis sobre o funcionamento do setor público, e a promoção da transparência e da eficiência nos gastos públicos. O documento propõe uma série de medidas objetivas a serem implantadas pelo próximo prefeito de Londrina, tais como: criação de um Serviço de Informações Públicas; publicação atualizada de procedimentos licitatórios na Internet; divulgação de atos normativos do Poder Executivo; divulgação de informações sobre o funcionalismo público; cadastro de empresas inidôneas; criação de um Departamento de Formação de Preços na Prefeitura; implantação de um controle informatizado dos almoxarifados municipais; criação de uma Ouvidoria-Geral do Município.
Leia mais:
Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos
TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito
Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor
Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª
O Plano será apresentado pelo presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina, Waldomiro Carvalho Grade. Todos os candidatos a prefeito farão uso da palavra.