A TV Tarobá/Band promove nesta quinta-feira (2) a partir das 22h o primeiro debate na TV com candidatos a prefeito de Londrina. De acordo com o editor chefe da TV Tarobá, Fernando Brevilheri, todos os candidatos já confirmaram presença no evento, inclusive o ex-prefeito Homero Barbosa Neto (PDT), cuja candidatura está sob judice (apreciação judicial) devido a cassação de mandato ocorrida na segunda-feira (30), mesmo dia em que sua candidatura a reeleição foi deferida pelo juiz da 41ª Zona Eleitoral de Londrina, Álvaro Rodrigues Júnior.
Mesmo que a Justiça Eleitoral acate o recurso impetrado pela promotora Suzana de Lacerda, do Ministério Público Estadual (MPE), para cassar a candidatura Barbosa Neto, o candidato ainda poderá entrar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a decisão sair somente após o primeiro turno das eleições, agendada para o dia 7 de outubro. Barbosa tem três dias para apresentar a defesa de sua candidatura ao juiz da 41ª Zona Eleitoral de Londrina.
Ontem, a Justiça deferiu as candidaturas de Marcelo Belinati (PP) e Valmor Venturini (PSOL), as últimas que ainda estavam sob apreciação judicial. Além de Barbosa, Belinati e Venturini, participam do debate os outros três candidatos: Alexandre Kireeff (PSD), Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Márcia Lopes (PT).
Leia mais:
Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos
TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito
Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor
Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª
Regras
No primeiro bloco, os candidatos vão responder perguntas da população e, no segundo, trocam perguntas mediante sorteio ao vivo.
No terceiro bloco, serão sorteados os que perguntam e os que respondem. E, no último bloco será destinado as considerações finais com tempo de 2 minutos para cada candidato.
No segundo e terceiro blocos, os tempos são de 30 segundos para pergunta; 2 minutos para resposta; 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica.
A comissão que irá analisar eventuais pedidos de direito de resposta será composta por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Londrina), um representante da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e um indicato pela TV Tarobá.
O debate terá tradução em linguagem libras.
(Atualizado às 11h43)