O juiz Marcelo Wallbach Silva, da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, negou nesta quinta-feira (13) liminar do candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba, Rafael Greca, pedindo a impugnação da pesquisa do Ibope, realizada de 9 a 14 de setembro.
Segundo a assessoria jurídica de Greca, o levantamento não inclui todos os candidatos na simulação para segundo turno, o que iria de encontro a uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
"Colocar apenas três candidatos como figurantes para o segundo turno seria diminuir suas chances reais, falseando a realidade", afirmou em justificativa.
Leia mais:
Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos
TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito
Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor
Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª
Segundo o juiz, porém, o argumento não encontra qualquer amparo legal. "Note-se que em momento algum a legislação eleitoral determina que na hipótese de segundo turno devam constar o nome de todos os candidatos que disputam o primeiro turno, máxime porque redundaria em um questionário extremamente extenso, na medida em que seria necessário inserir perguntas sobre o confronto de cada um dos candidatos contra cada um dos demais, resultando, no caso específico de Curitiba, em um número de 28 perguntas", disse.
No último levantamento do Ibope, divulgado no dia 24 de agosto, Ratinho Junior (PSC) aparecia com 27% das intenções de voto, seguido de Luciano Ducci (PSB), com 23%, e Gustavo Fruet (PDT), com 21%. Greca aparecia com 6%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), sob o número PR-00066/2012.
Datafolha - Na terça-feira (11), o TRE impediu a divulgação da última pesquisa Datafolha. A ação foi movida pela "Coligação Curitiba Quer Mais" (PDT, PT e PV), encabeçada por Fruet.