Eleições 2012

Marcelo Belinati apresenta propostas em evento da ACIL

28 ago 2012 às 15:55

O penúltimo dia da série "Sua Excelência, o Eleitor" teve a participação do candidato a prefeito Marcelo Belinati (PP). Ele respondeu as perguntas e apresentou ideias durante o evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

Por que ser prefeito?
Nasci e estudei em Londrina, tudo o que tenho devo a Deus, à família e a Londrina e acredito no potencial dela. Fico triste de ver a cidade passando por essas dificuldades, é possível mudar. Tem que ter administração com foco. O que me move é essa mudança, fazer uma Londrina com muito mais qualidade de vida.


Industrialização
Vamos focar no desenvolvimento e crescimento econômico, montar um parque industrial com infraestrutura para atrair o empresário de outras cidades e incentivar os daqui a permanecer aqui. Ibiporã e Cambé receberam indústrias que saíram daqui. Temos que ter uma política de desenvolvimento para atrair e manter essas empresas, desburocratizar a prefeitura. Tem projeto parado aguardando aprovação e a cidade perde com isso. Desenvolvimento econômico será nosso foco.


Comércio e Serviços
Se a cidade vai bem, é bom pra todo mundo. Se a rua tem buraco, a calçada está quebrada, falta segurança, isso prejudica o empresário. Conversando com um empresário que disse que estava indo para Cambé, perguntei o que tinham oferecido a ele, e ele respondeu: respeito. O empresário precisa de respeito, e o primeiro passo para atender às demandas é cuidar da cidade.


Codel e IPPUL
Estão desestruturados e Londrina tem que pensar no planejamento, em tudo na vida é preciso planejamento. O IPPUL tem poucos funcionários, estive conversando com um técnico do planejamento e ele me disse que não faltam recursos, o que faltam são projetos. Vamos criar um setor exclusivo para projetos. O PAC da mobilidade, por exemplo, tem R$ 7 bilhões de recursos disponibilizados e não vai gastar tudo porque não tem projeto para capitanear esses recursos. Vamos fortalecer o IPPUL e a Codel. Precisamos vender Londrina, mostrar seu potencial para atrair novos investimentos e para isso precisamos trabalhar com quem entende do setor. Vamos fazer essa cidade voltar a crescer e vamos precisar da parceria da ACIL. Londrina está no centro de 70% do PIB do Brasil e temos condições de atrair novos investimentos.


Guarda Municipal
Sou fã da Guarda Municipal e vamos valorizá-la, dando condições adequadas de trabalho. Defendo a guarda armada, cidades acima de 500 mil habitantes podem ter guarda armada, é claro que isso depois de rigoroso treinamento. A guarda vai trabalhar em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, uma ajudando a outra. Tem que ter planejamento, tem que ter estudo de segurança, vamos trazer de volta os módulos policiais em parceria com o governo do estado para levar a segurança junto dos moradores. Segurança não é só repressão, tem que trabalhar a prevenção, o lado social, o combate às drogas que é um drama familiar e de toda a sociedade. 90% dos crimes em Londrina estão relacionados com as drogas.


Centro de Convenções
Londrina perde eventos não só pela falta do centro de convenções mas pela burocracia. No ano passado foram 3 mil eventos e só 247 foram registrados pela dificuldade de se fazer isso, tem que desburocratizar, facilitar para que as pessoas queiram trazer eventos para Londrina e que façam isso com tranquilidade. Precisamos fazer um estudo de viabilidade econômica e não penso que a administração do centro de convenções tenha que ser feita pela prefeitura, mas o prefeito tem que capitanear o processo. Londrina não tem praia, não tem Cataratas do Iguaçu, temos que fazer do Centro de Convenções nossa praia e nossas Cataratas.


Saúde
Londrina já foi modelo de saúde pública para o Brasil com descentralização da saúde com os postos de saúde perto das pessoas. A grande solução é dar atenção à saúde básica, se tiver posto de saúde com médicos e remédio, desafoga o sistema. Para isso tem que ter salário de mercado, não adianta querer pagar menos, os profissionais precisam se interessar em vir para o sistema público. Por que os postos 16, 24 horas e hospitais ficam lotados? O cidadão vai no posto e não tem médico, ou não tem remédio, aí ele vai buscar socorro nos postos 16 e 24 horas, nos hospitais e é isso que o noticiário informa, filas intermináveis.


Cargos Comissionados, Lei de Acesso, secretarias
Assinamos o compromisso com o o Observatório de Gestão e nos comprometemos a cumpri-lo na íntegra. Mas não adianta assumir só, o mais importante é o princípio e caráter do governante. Vamos administrar de forma séria e transparente. Londrina é uma cidade tão forte que está crescendo apesar dos políticos. Os cargos em comissão são necessários para dar o norte da administração. Quanto ao número de secretarias, não adianta falar em reforma, é claro que todo candidato almeja uma prefeitura mais enxuta porque sobram recursos para investir em outras áreas, mas precisamos ganhar a eleição, fazer um estudo técnico para daí pensar nisso. Não dá para diminuir a eficiência do serviço público.


Educação
O resultado do Ideb era previsível. Em 2009 a nota foi de 5.7 e para 2021 se almeja 6.7 e é possível fazer. O Plano de Ação Articulado é o planejamento da educação que é enviado ao Ministério para enviar recursos. Londrina não fez esse planejamento e por isso está perdendo milhões. Queremos implantar a escola em tempo integral de forma gradativa. Temos que dar atenção especial à capacitação profissional de nossos jovens. Isso não gera custo para a prefeitura porque a estrutura é feita com recursos federal e a administração é do governo do estado. Tem que ter vontade política. Faltam vagas nas creches, a prefeitura tem que dar atenção especial, construir CEIs e dar apoio às filantrópicas. Vamos fazer supercreches. Educação não é despesa, é investimento no hoje e no amanhã.

Nesta quarta-feira (29), o candidato Barbosa Neto (PDT) encerra a série de sabatinas promovidas pela ACIL. O evento começa às 8h30 no auditório da associação.


Continue lendo