A série de debates "Sua Excelência, o Eleitor", promovida pela ACIL, prossegue nesta quinta-feira (23 de agosto). Agora será a vez de Márcia Lopes, candidata à prefeita de Londrina pelo PT. A partir das 8h30, no Auditório David Dequêch, Márcia responde a perguntas formuladas pela ACIL e por eleitores da cidade.
Márcia Helena Carvalho Lopes nasceu em 13 de junho de 1957, em Londrina. Filha de Geraci Balarotti Carvalho e Antonio Carvalho, pioneiros da cidade. É casada com Paulo Lopes, mãe de quatro filhos e avó de três netos. Assistente social formada pela Universidade Estadual de Londrina, com mestrado pela PUC-SP, atuou como docente da UEL por 30 anos.
Foi a primeira secretária municipal de Assistência Social de Londrina, nomeada em 1993. Em 2000, elegeu-se vereadora. Em 2004, no governo Lula, assumiu o cargo de secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Entre 2005 e 2007, foi secretária executiva do mesmo ministério. Em 2010, foi nomeada Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O candidato a vice em sua chapa é o médico Thiago Turini.
Leia mais:
Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos
TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito
Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor
Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª
Apesar das crises políticas que o município atravessa, Márcia Lopes entende que há espaço para otimismo no momento atual. "Proponho colocar Londrina na linha da geração de riqueza e de empregos qualificados, da gestão planejada e confiável", observa a candidata petista. "Debates como este promovido pela ACIL são importantes, porque proporcionam a oportunidade de contato com os eleitores e com a sociedade organizada para a divulgação das minhas propostas para Londrina."
Para o presidente da ACIL, Flávio Balan, a série de debates "Sua Excelência, o Eleitor" é um motivo de alegria para a entidade. "É uma oportunidade de falar sobre o nosso assunto preferido: Londrina. Esperamos que o livre debate de ideias gere soluções para a nossa cidade", comenta Balan.