Candidato mais jovem eleito no pleito do último domingo no Paraná, Air de Souza Filho (PDT) ainda nem completou 18 anos. O vereador mais votado de Doutor Ulysses (117 km ao norte de Curitiba) chegará à maioridade em 7 de novembro, atendendo aos requisitos da justiça eleitoral.
Com 404 votos, o jovem herda a influência do pai, de quem também leva o nome. Air de Souza foi o vereador mais votado em 2004 e presidente da Câmara local.
"Tinha todo um trabalho do meu pai, o respaldo. Minha candidatura foi ele quem apresentou, pois teve que ficar de fora da política por conta de perseguições", conta. Air chegou a ser preso em outubro de 2007 sob acusação de desvio de verba pública.
Leia mais:
Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos
TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito
Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor
Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª
Com 5,1 mil habitantes, Doutor Ulysses é uma das cidades mais pobres do estado, com o pior desempenho escolar entre os 399 municípios paranaenses. "Sabemos das dificuldades da cidade, então vamos tentar fazer o melhor possível para corresponder à votação que tivemos. Esperávamos que fosse boa, mas ser o mais votado foi surpreendente", confessa o jovem, que concluiu o Ensino Médio e trabalha em um supermercado da cidade com o pai.