Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Presidente da Câmara

Mensalão prejudicou PT nas eleições, diz Maia

Agência Estado
29 out 2012 às 17:32
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou que o julgamento do mensalão trouxe prejuízos a seu partido nas eleições municipais. Para ele, o PT poderia ter obtido um desempenho melhor se não houvesse coincidência de datas entre o julgamento no Supremo Tribunal Federal e o pleito.

"É óbvio que o mensalão, da forma como foi conduzido e o período do debate, trouxe prejuízos ao PT. Seria incoerente afirmar que o mensalão não atrapalhou, mas não teve a influência negativa que certos setores gostariam que tivesse", afirmou. "Talvez o PT crescesse mais se não tivesse acontecido o julgamento neste momento, mas não representou também muitas dificuldades, vide São Paulo", concluiu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Maia, apesar da influência do julgamento, o que foi fundamental nas vitórias e derrotas do PT foi a construção política feita em cada cidade. "O PT perdeu a eleição em capitais onde não soube coordenar a política de alianças e está eleito onde fez uma política adequada".

Leia mais:

Imagem de destaque
Um mês e meio após eleições

Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos

Imagem de destaque
Acusado de propaganda ilegal

TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito

Imagem de destaque
Dados do TSE

Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor

Imagem de destaque
Alerta Justiça Eleitoral

Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª


Ele afirmou que o partido mantém um diálogo "franco e aberto" com o PSB e que o aliado continua na base de apoio à presidente Dilma Rousseff. Para ele, o fato de o PSB ter enfrentado o PT em diversas disputas é natural porque o aliado é uma legenda em crescimento. "Não há nenhuma crise. Essas disputas são naturais. O PT já fez isso há dez, doze anos lançando candidatos em todas as capitais".


Cassação de mandatos

O presidente da Câmara afirmou ainda que os deputados condenados no processo do mensalão continuarão exercendo seus mandatos. Pela Constituição, apenas quando o processo estiver "tramitado em julgado", ou seja, após a fase de recursos, é que a Câmara vai decidir se cassa os mandatos. Para Maia, essa fase dificilmente ocorrerá antes do segundo semestre de 2013. "Não é uma questão de vontade da Mesa ou do presidente. Está na legislação, e lei tem de ser cumprida".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade